Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Portugal inaugura a maior ponte para pedestres do mundo

Estrutura construída a 175 metros de altura e com 516 metros de comprimento ultrapassou a passarela Charles Kuonen, na Suíça

Internacional|Da AFP

Ponte construída sobre o rio Paiva, no norte de Portugal, é a maior estrutura para pedestre do mundo
Ponte construída sobre o rio Paiva, no norte de Portugal, é a maior estrutura para pedestre do mundo Ponte construída sobre o rio Paiva, no norte de Portugal, é a maior estrutura para pedestre do mundo

Portugal inaugurou nesta quinta-feira (29) a maior ponte para pedestres suspensa do mundo, 175 metros acima do rio Paiva, na zona norte, e que com os seus 516 metros ultrapassa o recorde estabelecido em 2017 pela passarela Charles Kuonen nos Alpes suíços.

A ponte atravessa um desfiladeiro de granito no município de Arouca e é constituída por 127 placas de aço com grades metálicas de 1,20 metros de largura, fixadas por cabos de aço a pilares em forma de "V" localizados em cada extremidade.

“Embora a construção da ponte tenha sido concluída há algum tempo, esta inauguração é importante porque nos permite retomar a nossa atividade turística”, disse a prefeita de Arouca, Margarida Belém, à AFPTV, elogiando um “atrativo fundamental” para a região.

Esta parte do Rio Paiva já possui uma ponte de madeira de 8 quilômetros que o leva para o vale.

Publicidade

Antes da inauguração oficial no domingo e da ponte ser aberta aos turistas no dia seguinte, os moradores da zona puderam descobrir antes de mais ninguém a estrutura, denominada "516 Arouca", alusiva à sua extensão recorde.

“Moro aqui e quando ouvi pela primeira vez sobre o projeto desta ponte, não acreditei muito. Mas hoje, estou muito orgulhoso de estar aqui”, comentou um morador, Márcio Soares, que descreveu como uma “experiência única. "

“O aconselho a vir, embora que, assim como eu, tenha vertigens, devo admitir que não sofri nada”, disse outro morador, Rui Brandão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.