Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente das Filipinas ameaça criar 'esquadrão da morte Duterte'

Rodrigo Duterte afirmou que 'seus assassinos' irão atrás de comunistas. Opositores dizem que presidente aumenta clima de terror no país

Internacional|Cristina Charão, do R7, com Reuters

Duterte (ao centro): 'Criarei meu esquadrão da morte'
Duterte (ao centro): 'Criarei meu esquadrão da morte' Duterte (ao centro): 'Criarei meu esquadrão da morte'

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou a criação de um "esquadrão da morte Duterte" para para caçar o que chamou de "assassinos comunistas", um plano que críticos dizem poder desencadear uma onda de assassinatos semelhante à sua guerra sangrenta contras as drogas.

Duterte disse, na terça-feira (27), que irá lançar seus próprios pistoleiros contra o Novo Exército Popular (NPA), uma milícia comunista que vem mantendo uma insurgência de pouco impacto nas Filipinas há décadas.

Segundo o presidente, seus assassinos eliminarão os "pardais" do NPA, atiradores que os comunistas usaram para matar policiais durante o governo do falecido autocrata Ferdinand Marcos nos anos 1970 e 1980.

"Esta é a vantagem deles. Então criarei meu próprio pardal, o 'Esquadrão da Morte Duterte'", disse o líder filipino em um discurso.

Publicidade

Não há evidência de que estes "grupos de pardais" ainda existam.

Leia também

Clima de medo e impunidade

Publicidade

Membros de movimentos maoístas, representantes da esquerda e alguns parlamentares disseram que Duterte agravaria um clima já instaurado de medo e impunidade ao já conturbado momento do país.

Os índices de violência crescem sem parar por conta da política de guerra às drogas de Duterte, ao mesmo tempo em que o país experimenta uma forte crise econômica, com aumento da inflação e do custo de vida.

Publicidade

José Maráa Sison, fundador exilado do Partido Comunista das Filipinas, negou a existência de assassinos pardais e disse que Duterte a está usando como pretexto para matar supostos rebeldes maoístas.

Sison comparou a iniciativa à campanha antidrogas de Duterte, durante a qual milhares de pessoas foram mortas. Ativistas afirmam que muitas parecem ter sido executadas, mas a polícia nega e diz que todas foram vítimas de tiroteios com traficantes de drogas.

"Ele dá a si mesmo a razão para formar seu próprios esquadrões da mortes", disse Sison ao canal de notícias ANC. "Qualquer um que seja suspeito pode ser morto porque a polícia tem licença para matar".

Autorização para matar

As declarações belicosas de Duterte têm alarmado grupos de direitos humanos, que dizem que a polícia as está interpretando como uma luz verde para matar supostos criminosos.

Duterte vem sendo assolado por acusações de que comandou um esquadrão da morte quando era prefeito da cidade de Davao e supervisionou uma operação de repressão severa ao crime. Ele nega as alegações.

-- Acompanhe o noticiário internacional no R7 --

O grupo de esquerda Bayan disse em um comunicado que Duterte está "incitando uma onda de assassinatos contra críticos do governo, defensores dos direitos humanos e praticamente qualquer um rotulado pelo governo como 'vermelho'".

O senador Antonio Trillanes disse que o presidente se sente inseguro de seu poder.

"Ele quer despertar o medo nos corações e mentes dos filipinos advertindo que haverá outra rodada de assassinatos", disse Trillanes. "O medo é sua única maneira de manter as pessoas sob controle."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.