Rússia x Ucrânia

Internacional Rússia anuncia cessar-fogo em Mariupol para retirada de civis do complexo metalúrgico de Azovstal 

Rússia anuncia cessar-fogo em Mariupol para retirada de civis do complexo metalúrgico de Azovstal 

Tropas russas anunciaram na semana passada o controle de Mariupol, com exceção da siderúrgica, onde estão os últimos combatentes ucranianos 

AFP
Civis se abrigam no complexo metalúrgico de Azovstal, em Mariupol

Civis se abrigam no complexo metalúrgico de Azovstal, em Mariupol

Reuters - 24.04.2022

A Rússia anunciou a intenção de cessar as hostilidades nesta segunda-feira (25) para permitir a retirada de civis e de combatentes ucranianos que estão refugiados no complexo metalúrgico de Azovstal, localizado em Mariupol, no sudeste da Ucrânia.

As forças russas e seus aliados separatistas pró-Rússia na Ucrânia se comprometem a "cessar unilateralmente as hostilidades às 14h de Moscou" (8h em Brasília), disse o Ministério da Defesa russo em comunicado.

As autoridades russas também prometeram que os civis poderão sair "para a direção que escolherem".

Enquanto isso, o ministério insistiu que as forças ucranianas devem mostrar sua prontidão para iniciar as retiradas "levantando bandeiras brancas" em Azovstal.

A Rússia reivindicou na semana passada o controle de Mariupol, com exceção do complexo industrial onde os últimos combatentes ucranianos estavam presentes. 

O presidente russo Vladimir Putin ordenou o bloqueio da usina, onde centenas de civis se refugiaram ao lado de combatentes ucranianos.

Últimas