Submarino nuclear da Coreia do Norte é ‘promessa de poder submerso’, diz especialista
Governo do país divulgou primeiras imagens da embarcação, que se encontra em etapas finais de desenvolvimento
Internacional|Do R7
A Coreia do Norte divulgou imagens do primeiro submarino de propulsão nuclear da nação e em várias delas o líder Kim Jong-un aparece comemorando a conquista. O tamanho é equivalente ao de submarinos de ataque da marinha norte-americana. Kim afirmou que o plano da Coreia do Sul de desenvolver um submarino nuclear acordado com Washington inflamaria ainda mais as tensões na península coreana. Fora isso, ele também acompanhou o teste de mísseis terra-ar de longo alcance.
O professor de direito e relações internacionais da Unifran (Universidade de Franca) Kleber Galerani analisa que ao desenvolver um veículo como este, a Coreia do Norte simboliza que no futuro continuará a pressionar a aliança entre Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul em busca de maior influência na região asiática. “O submarino nuclear não é só um navio, é uma promessa de poder submerso que corre sobre o radar da diplomacia tradicional.”, ele afirmou durante o Conexão Record News desta quarta (25).
Kleber destaca que submarinos com propulsão nuclear são plataformas militares altamente sofisticadas, capazes de operar durante semanas ou até meses de forma submersa e que quando armados com mísseis, oferecem capacidade estratégica retaliação em meio a um ataque inimigo. “Isso torna esse tipo de armamento um componente crítico de dissuasão nuclear e de projeção de poder.” Ainda assim, ao inspecionar a imagem, o entrevistado viu que o armamento ainda encontra-se em fase de construção, mas que sua existência indica progressos tecnológicos substanciais, possivelmente causados com o auxílio da China ou Rússia, aliadas da Coreia do Norte.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!













