Logo R7.com
RecordPlus

Zelensky já está na Flórida para discutir com Trump plano para encerrar guerra com a Rússia

Presidente americano disse que teve “conversa muito produtiva” com Vladimir Putin horas antes de reunião nos EUA com colega ucraniano

Internacional|Do R7, com Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky chegou a Miami para se encontrar com Donald Trump.
  • A reunião visa discutir um plano para encerrar a guerra entre Ucrânia e Rússia, que dura quase quatro anos.
  • O principal ponto de discórdia é o futuro dos territórios ocupados pela Rússia.
  • O encontro ocorre em meio a um ataque massivo de drones russos contra Kiev.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Presidente da Ucrânia já está no resort de luxo Mar-a-Lago para se encontrar com Trump Valentyn Ogirenko/Reuters – 04.12.2025

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desembarcou em Miami, nos Estados Unidos, no último sábado (27), onde vai se encontrar com o presidente americano Donald Trump neste domingo (28).

A conversa na Flórida vai se concentrar no plano para encerrar a guerra provocada pela invasão da Rússia ao território ucraniano, que já dura quase quatro anos.


Por volta das 13h45 (no horário de Brasília), Trump informou que teve uma “conversa muito produtiva por telefone com o presidente Putin”. O americano sustentou, na rede social Truth Social, que o papo ocorreu um pouco antes do encontro com Zelensky. Trump convidou a imprensa e agradeceu pela atenção.

O ucraniano e o americano terão uma ligação telefônica com líderes europeus durante sua reunião na Flórida, disse um porta-voz de Zelensky no domingo.


O principal entrave é o futuro dos territórios ocupados pelos russos. O encontro tem como pano de fundo um ataque massivo com drones e mísseis que o governo Putin aplicou contra Kiev, capital da Ucrânia, ontem.

Zelensky já disse ter planos para discutir com Trump o futuro da região do Donbas e da usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior deste tipo na Europa.


Trump reticente

Anteontem, o presidente americano demonstrou um pé atrás sobre os planos do colega ucraniano para o fim da guerra. “Ele não tem nada até que eu aprove”, afirmou Trump em declaração ao jornal americano Politico.

Antes disso, Zelensky havia dito que levaria um plano atualizado, com 20 pontos, para o fim do conflito com a Rússia. O documento foi encaminhado a Moscou para avaliação e inclui a proposta de criação de uma área desmilitarizada como parte do acordo de paz. O governo russo declarou que ainda está “formulando sua posição”.


A reunião de hoje ocorre após semanas de atuação da diplomacia dos países envolvidos, com Kiev de olho em respaldo do Ocidente para o início de 2026.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.