Minas Gerais Abrasel aciona Justiça novamente pedindo abertura dos bares em BH

Abrasel aciona Justiça novamente pedindo abertura dos bares em BH

Entidade pede que estabelecimentos funcionem nos dias em que comércio não esteja aberto; liminar anterior foi derrubada em apenas dois dias

Bares e restaurantes estão fechados há 140 dias em BH

Bares e restaurantes estão fechados há 140 dias em BH

Divulgação / PBH

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) entrou na Justiça novamente pedindo que os estabelecimentos do setor possam voltar a funcionar em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (6), assim como as lojas de roupas e salões de beleza.

De acordo com o presidente da entidade, Paulo Solmucci, essa ação tem algumas diferenças da anterior, que pedia a reabertura dos estabelecimentos em todos os dias da semana.

— A solicitação é para que os estabelecimentos possam funcionar nos dias em que o comércio não esteja aberto. Estamos confiantes que teremos sucesso na primeira e segunda instância.

Veja: BH pode fechar 70 pontos para reabrir bares com mesas na rua

Solmucci ressaltou que o pedido da entidade também leva em consideração a Ciência e os números da pandemia na capital. O presidente da Abrasel aprovou a decisão da Prefeitura de abrir o comércio não essencial em BH, mas afirmou que isso não é o suficiente.

— Obviamente nós estamos satisfeitos com a reabertura que foi anunciada, mas vamos lutar para que ela seja feita junto com os bares e restaurantes.

Abrasel na Justiça

No dia 20 de julho, a Abrasel conseguiu uma liminar permitindo a reabertura dos bares e restaurantes de BH. Mesmo com a decisão favorável, a entidade não recomendou que os estabelecimentos funcionassem antes da elaboração de um protocolo conjunto entre o setor e a Prefeitura.

Dois dias depois, o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) derrubou a liminar. Na decisão, o desembargador Gilson Lemes afirmou que “não é razoável a execução de uma decisão que possa colocar em risco a ordem e a saúde públicas estatais”.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas