Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Agrônomo de MG nega tentativa de vender suposto pedaço de meteoro

Morador de Iraí de Minas suspeita que fragmento rochoso encontrado por ele seja o material espacial; homem lavou a pedra

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7, com Anna Paula Lemos, da TV Paranaíba

Agrônomo diz que limpou pedra com água
Agrônomo diz que limpou pedra com água Agrônomo diz que limpou pedra com água

Um agrônomo da cidade de Iraí de Minas, a 479 km de Belo Horizonte, chamou atenção de internautas após divulgar imagens de um material rochoso que ele suspeita ser parte do meteoro visto por moradores do Estado na noite da última sexta-feira (14).

O homem, que preferiu ter a identidade preservada, conta que encontrou a pedra em sua fazenda, na comunidade de Chapadão dos Cocais, em Iraí de Minas, neste sábado (15).

Em um vídeo publicado em redes sociais, ele a mostra e relata que "acabou de lavar". Também foi compartilhada na internet uma foto dele esfregando o material com uma bucha.

O agrônomo e também empresário negou à reportagem que tenha usado qualquer tipo de sabão para limpar a rocha, conforme alguns internautas haviam divulgado. "Passei só a água para retirar a terra", relatou.

Publicidade

Ela também revelou que, assustado com a repercussão do caso, chegou a publicar em grupo de mensagens que a pedra já teria sido encontrada há mais dias, na tentativa de encerrar o assunto.

Venda do suposto meteoro

Publicidade
Engenheiro diz que não anunciou pedra em site
Engenheiro diz que não anunciou pedra em site Engenheiro diz que não anunciou pedra em site

A medida em que o caso ganhou repercusão, começaram a ser compartilhadas imagens na internet de um suposto anúncio da pedra em um site de vendas. "Meteoro que caiu em Minas Gerais dia 14 de janeiro de 2022 lavado pra sair hoje" (sic), diz o título acompanhando o valor de R$ 15.900.

Questionado pela reportagem, o agrônomo negou ter feito qualquer publicação ou tentiva de vender o material encontrado por ele. O empresário conta que não pretende se desfazer da rocha e que vai enviar o material para especialistas analisarem se, de fato, é um pedaço de meteoro.

Publicidade

Análise de especialista

Gilberto Dumont, diretor do Observatório de Astronomia Patos De Minas, analisou as imagens a pedido do R7. O especialista em ensino de astronomia não descarta a possibilidade de se tratar de um material espacial, mas não acredita que seja o meteorito visto na última semana.

"Antes da rocha ser lavada, é possível ver que ela sofreu ação das intempéries e condições climáticas da região. Como este meteorito caiu na sexta-feira, não teria tido tempo para isto", avalia. "Pode ser um meteorito que caiu lá em outra data", completa.

O diretor do Observatório afirma que apenas análises químicas poderão confirmar a origem da pedra. Os profissionais também estão calculando onde o meteorito teria caído na última sexta-feira.

"Os cálculos preliminares ainda vão ser refinados, mas inicialmente indicam que a queda tenha ocorrido entre as cidades de Perdizes e Araxá, próximo à BR-462", conta Dumont. Os municípios citados por ele ficam a 119 km e a 153 km, respectivamente, de Iraí de Minas.

Dumont também dá dicas para quem encontrar potenciais meteoritos. "Se encontrar algo parecido, o material não deve ser levado e não deve-se aplicar produtos químicos, como sabão. Isto pode deteriorá-lo"

Ele afirma que não há risco de pegar a rocha para destinar à análise. "Se for um meteorito, o que não parece muito ser, caiu lá em outra data", completa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.