Apenas 52% das crianças receberam vacina contra a poliomielite em BH
Secretaria Municipal de Saúde informou que 57 mil das 109 mi crianças que devem receber a vacina foram imunizadas; campanha irá até esta sexta-feira
Minas Gerais|Caio Silva*, do R7
Apenas 52% das crianças com idade entre um e quatro anos em Belo Horizonte receberam a vacina contra a poliomielite na cidade. A campanha de vacinação contra a doença termina já nesta sexta-feira (20).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pouco mais de 57 mil das 109 mil crianças receberam a dose de imunização.
A pasta informou que, no caso da vacina contra o sarampo, para pessoas entre 20 e 49 anos de idade, apenas 10% do público-alvo foi imunizado. A diretora de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Lúcia Paixão, explicou sobre a importância de se vacinar.
— A população precisa se imunizar contra essas doenças, que são graves. O sarampo era uma doença que estava controlada e, nos últimos anos retornou, inclusive com registro de óbitos no país. As vacinas são seguras e salvam vidas.
Leia mais: Luta contra a poliomielite mobiliza voluntários no incentivo a vacinação
Segundo a Secretaria de Saúde, em 2019, BH registrou 55 casos de sarampo. Em 2020, são oito casos confirmados e um está em investigação. Ainda segundo a pasta, o Estado não registra um caso de poliomielite desde 1987.
Locais de vacina
A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira nos centros de saúde do município, que seguem vários protocolos de saúde contra a disseminação da covid-19.
Segundo a secretaria, para a entrada nas unidades é obrigatório o uso de máscaras, menos para crianças de até dois anos. A caderneta de vacinação é obrigatória para a conferência das doses aplicadas e também para conferir vacinas e doses pendentes.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Lucas Pavanelli