Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Barragem de Mariana: família de trabalhador morto receberá R$ 2 mi

Decisão do TRT determina que Vale, Samarco, BHB Billiton e outras três empresas paguem indenização à mãe e mulher de uma das vítimas

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, deixou 19 mortos em 2015
Rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, deixou 19 mortos em 2015

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) condenou a Vale, Samarco e outras quatro empresas ligadas ao rompimento da barragem de Mariana, em 2015, a pagar R$ 2,15 milhões à mãe e à esposa de um dos 19 trabalhadores mortos na tragédia, que completa quatro anos em novembro. 

O trabalhador prestava serviços para a Integral Engenharia, em uma obra próxima à barragem de Fundão. Ao decidir pela dupla indenização o desembargador Fernando Antônio Viégas Peixoto, que relatou o processo, disse que mesmo não sendo dependente economicamente do filho falecido, a mãe é parte legítima para pleitear a indenização por danos morais, já que é indiscutível o seu sofrimento. 

Leia também

Em sua decisão, o desembargador fez referência ao laudo da Polícia Civil, que apontou erros operacionais e problemas de ordem técnica na barragem de Fundão. Conforme as investigações do órgão, o colapso da estrutura existente à esquerda da barragem pode ter funcionado como gatilho para o rompimento de toda a barragem de Fundão. 

Leia mais: Samarco anuncia retomada da mineração em Mariana para 2020 


A decisão também se baseou no relatório do Ministério do Trabalho, que pontuou outras irregularidades, como a ausiência de comunicação interna, falta de exercícios simulados para o caso de emergência e de treinamentos de segurança, principalmente para empregados de empresas terceirizadas. 

A defesa das empresas relatou que elas adotaram todas as medidas de segurança do trabalho, argumento que foi negado pelo desembargador no processo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.