Barragem de Mariana: família de trabalhador morto receberá R$ 2 mi
Decisão do TRT determina que Vale, Samarco, BHB Billiton e outras três empresas paguem indenização à mãe e mulher de uma das vítimas
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) condenou a Vale, Samarco e outras quatro empresas ligadas ao rompimento da barragem de Mariana, em 2015, a pagar R$ 2,15 milhões à mãe e à esposa de um dos 19 trabalhadores mortos na tragédia, que completa quatro anos em novembro.
O trabalhador prestava serviços para a Integral Engenharia, em uma obra próxima à barragem de Fundão. Ao decidir pela dupla indenização o desembargador Fernando Antônio Viégas Peixoto, que relatou o processo, disse que mesmo não sendo dependente economicamente do filho falecido, a mãe é parte legítima para pleitear a indenização por danos morais, já que é indiscutível o seu sofrimento.
Leia também
Mulheres são as mais afetadas pela barragem de Mariana, diz pesquisa
Universidades vão ajudar na recuperação da bacia do Rio Doce
Vale reitera provisionamento bilionário para desativar barragens a montante
MPT mira 30 barragens com alto potencial de dano em Minas
Presidente da CPI de Brumadinho critica "jogo de empurra" da Vale
Em sua decisão, o desembargador fez referência ao laudo da Polícia Civil, que apontou erros operacionais e problemas de ordem técnica na barragem de Fundão. Conforme as investigações do órgão, o colapso da estrutura existente à esquerda da barragem pode ter funcionado como gatilho para o rompimento de toda a barragem de Fundão.
Leia mais: Samarco anuncia retomada da mineração em Mariana para 2020
A decisão também se baseou no relatório do Ministério do Trabalho, que pontuou outras irregularidades, como a ausiência de comunicação interna, falta de exercícios simulados para o caso de emergência e de treinamentos de segurança, principalmente para empregados de empresas terceirizadas.
A defesa das empresas relatou que elas adotaram todas as medidas de segurança do trabalho, argumento que foi negado pelo desembargador no processo.