Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara de BH tem renovação de 60% e terá 24 "novatos" em 2021

Dos 41 vereadores eleitos em 2016, 37 se candidataram mas apenas 17 mantiveram a cadeira; o número de parlamentares mulheres foi de 4 para 11

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7, com Record TV Minas

Câmara de Belo Horizonte tem quase 60% de renovação
Câmara de Belo Horizonte tem quase 60% de renovação Câmara de Belo Horizonte tem quase 60% de renovação

A eleição para a Câmara Municipal de Belo Horizonte terminou com 24 vereadores “novatos”. Com isso, a renovação no Legislativo chegou a 58,5%.

Dos 41 vereadores da capital mineira, 37 buscaram a reeleição, mas apenas 17 conseguiram um novo mandato. Entre os derrotados, aparecem veteranos como Arnaldo Godoy (PT), que já teve sete mandatos na Câmara.

Já entre os quatro que não tentaram se reeleger aparece Cláudio Duarte (PSL), que chegou a ser preso em meio a uma investigação sobre a prática de rachadinha em seu gabinete. Outro que não se candidatou foi Wellington Magalhães, que teve o mandato cassado pelos próprios pares.

Mulheres no Legislativo

Publicidade

O número de mulheres na Câmara Municipal de BH quase triplicou, passando de 4 para 11 representantes. Apenas uma das atuais vereadoras, Cida Falabella (PSOL), não conseguiu se eleger.

Veja: Alexandre Kalil é reeleito prefeito de BH no primeiro turno

Publicidade

Além da maior representação em plenário, foi uma mulher que conseguiu bater o recorde de vereadora com mais votos na história da capital mineira. A professora Duda Salabert (PDT) recebeu 37.613 votos. Ela também é a 1º mulher trans a ser eleita para o Legislativo de BH.

Partidos

Publicidade

O número de partidos que compõem a Câmara de BH também aumentou, passando de 19 para 23. O partido com mais representantes continua sendo o PSD, do prefeito Alexandre Kalil. Apesar disso, a presença do partido caiu de 13 para 6 vereadores. Na sequência aparecem PP, com 4 vereadores. Novo, Avante e PDT terão três cadeiras.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.