Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CBTU aciona Justiça contra greve dos metroviários  em BH

Paralisação deve começar às 00h desta terça-feira (14); Companhia alega que população pode ser prejudicada de maneira "avassaladora"

Minas Gerais|Maria Fernanda Ramos*, do R7

CBTU quer a manutenção do serviço
CBTU quer a manutenção do serviço CBTU quer a manutenção do serviço

A CBTU-MG (Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais) acionou a Justiça, nesta segunda-feira (13), contra a greve dos metroviários prevista para começar nesta terça-feira (14). A ação cautelar foi ajuizada no TRT-MG (Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais).

A companhia solicitou ao TRT uma liminar para impedir o início da greve e que seja determinada a manutenção de toda a operação e funcionamento das estações, trens, escalas de trabalho e atividades operacionais, administrativas, de manutenção e de segurança.

Em caso de descumprimento da Decisão Judicial, a CBTU pediu que o desembargador responsável determine uma multa diária ao Sindimetro-MG (Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais).

Leia também

A companhia informou que respeita o direito à greve, porém, afirma que a greve prejudicaria de forma avassaladora tanto os usuários habituais do metrô quanto a população que vai utilizar o transporte durante o Carnaval.

Publicidade

"A suspensão das atividades metroviárias, como proposta pelo Sindicato (paralisação de 100% da operação, sem escala mínima), além de ser abusiva, pode afetar, inclusive, a prestação à população de outros serviços essenciais e não essenciais", afirmou, por meio de nota, a CBTU.

A greve dos metroviários está prevista para começar às 00h desta terça-feira (14), de forma total. Os trabalhadores cobram estabilidade após a privatização do serviço, que foi leiloado à iniciativa privada em BH.

Publicidade

A reportagem entrou em contato com o TRT-MG e aguarda retorno. 

* Estagiária sob supervisão de Ricardo Vasconcelos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.