Minas Gerais Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos em Belo Horizonte

Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos em Belo Horizonte

Alerta de risco geológico vale até quarta-feira (28); moradores de áreas de risco devem ficar atentos em trincas nas paredes e em rachaduras no solo

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7, e Marcella Gasparete*, da RecordTV Minas

BH pode registrar deslizamentos até quarta (28)

BH pode registrar deslizamentos até quarta (28)

Rodrigo Dias / Record TV Minas

A Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou, na tarde desta segunda-feira (26), um alerta de risco geológico. Isso significa que, até a próxima quarta (28), os moradores de áreas de risco devem se precaver contra deslizamentos de terra e desabamento de imóveis.

De acordo com o órgão, o risco é justificado pela chegada do período chuvoso, com um mês de antecedência. Os moradores de áreas próximas a encostas devem manter a atenção no grau de saturação do solo, ou seja, se o solo esá muito encharcado. Também é preciso ficar atento nos sinais que podem aparecer nas estruturas das residências.

Nesse caso, o morador deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 156.

Veja: Casa que desabou em BH estava interditada há 5 meses

Para evitar acidentes, a Defesa Civil recomenda que sejam instaladas calhas no telhado das casas e que sejam feitos reparos em reservatórios e caixas de água. Também é recomendado que não se jogue lixo, entulho ou esgoto em encostas e que não sejam feitas queimadas.

Caso o morador perceba trincas nas paredes, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, inclinação em árvores e postes ou água empoçada ou minando do chão, é recomendado que se procure um lugar seguro e entre em contato com a Defesa Civil.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas