Fuad Noman: conheça o prefeito que assume cargo de Kalil
Novo chefe do município é um economista e escritor de perfil discreto; político já ocupou diversos outros cargos públicos
Minas Gerais|Ana Gomes e Dara Russo*, do R7
Fuad Noman (PSD), que assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte após a renúncia de Alexandre Kalil, é um economista e escritor com extensa carreira política.
O político assumiu o cargo de vice em 2020. Antes, ele já havia sido nomeado Secretário Municipal de Fazenda, por três anos.
Durante sua renúncia, Kalil agradeceu a atuação de Fuad e desejou sorte na nova função. "Fuad, que Deus te dê força e te ilumine. Obrigado por tudo!", disse em sua despedida nesta sexta-feira (25).
De perfil público discreto, o político ingressou no serviço público como funcionário de carreira do Banco Central do Brasil. No cargo, atuou no desenvolvimento do Plano Real ao integrar a equipe do então ministro da Fazenda e atual ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em seu currículo também constam passagens pelo Tesouro Nacional, pela Casa Civil da Presidência da República, pelo Banco do Brasil e pela BrasilPrev. Além disso, Noman foi consultor do Fundo Monetário Internacional para o governo de Cabo Verde.
No Governo de Minas Gerais, Noman foi Secretário de Estado de Fazenda, Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Presidente da Gasmig e Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos.
Além da carreira política, é autor de dois romances intitulados “Cobiça” e “O Amargo e o Doce”.
*Estagiária sob supervisão de Ana Gomes