Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais da metade dos candidatos do Enem falta à prova em MG

Segundo o Ministério da Educação, o nível de abstenção no Estado neste domingo ficou acima da média nacional, que foi de 51,5%

Minas Gerais|Luiz Casoni, da Record TV Minas, e Célio Ribeiro*, do R7

Mais de 300 mil candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não compareceram ao primeiro dia de prova em Minas Gerais. O número representa uma abstenção de 52,8%, maior do que a média de faltantes no Brasil, que foi de 51,5%.

No total, Minas Gerais teve 568.560 candidatos inscritos. De acordo com os dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 268.523 alunos fizeram a primeira parte do Enem neste domingo (17) no Estado.

Primeiro dia

Após pedidos de adiamento e com reforço no transporte público, o Enem movimentou a capital mineira no último domingo. Mais de 93 mil pessoas se inscreverem para realizar a prova em BH.

Publicidade

Por conta da pandemia da covid-19, várias medidas de distanciamento social e combate ao vírus tiveram de seguidas. De acordo com a estudante Julia Gomes, todas as medidas estavam sendo seguidas na escola em que ela realizou o exame, no bairro Coração Eucarístico, na região Noroeste de BH.

— Todo mundo passou álcool gel, as cadeiras estavam bem limpas. Foi tudo tranquilo.

Publicidade
BH teve mais de 93 mil inscritos para o Enem
BH teve mais de 93 mil inscritos para o Enem BH teve mais de 93 mil inscritos para o Enem

Os próprios candidatos do exame perceberam o grande número de faltantes na prova. A estudante Dileide Figueiredo conta que foi fácil seguir o distanciamento social em sua sala, já que o local estava bem vazio.

— Na minha sala tinha em torno de 17 pessoas. A sala não estava cheia e todos estavam de máscara.

Publicidade

Segundo dia

A segunda parte do Enem impresso será aplicada no próximo domingo (24) em 187 municípios mineiros. Já a versão digital do Enem será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Passo, Patos de Minas, Poços de Caldas, sete Lagoas e Uberlândia.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.