MG vacinou 806 servidores ligados à Secretaria Estadual de Saúde
Informação foi confirmada pelo secretário Carlos Eduardo Amaral, investigado por supostas irregularidades na vacinação
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O Governo de Minas Gerais vacinou contra o coronavirus 806 servidores ligados à SES (Secretaria de Estado de Saúde).
A lista inclui assessores de comununicação, auditoria, cerimonial, equipe de transportes, regulação de leitos, entre outros (veja lista completa abaixo). A informação foi confirmada pelo próprio secretário Carlos Eduardo Amaral, que também foi imunizado.
O chefe da pasta justificou que os funcionários da secretaria são servidores da Saúde e que as ações de combate à pandemia depende deles. Amaral afirmou, ainda, que o PNI (Plano Nacional de Imunização) dá abertura para que Estados e municípios imunizem os trabalhadores ligados à área, "de acordo com a realidade local".
— Foi tudo dentro da legalidade estrita. Fizemos deliberações ligadas ao PNI e houve uma consulta prévia aos órgãos de controle.
Durante coletiva nesta tarde, Amaral foi questionado se houve alguma orientação para os funcionários não divulgarem que haviam sido imunizados. O secretário negou e afirmou que a ordem de vacinação seguiu às prioridades definidas pelos órgãos de saúde.
— Houve plena publicidade do ato. Foi publicado no Diário Oficial do Estado.
O Ministério Público Estadual abriu uma investigação para apurar se houve irregularidades na aplicação das doses dentro da SES. A ALMG (Assembleia Legislativa) também instaurou uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar o caso.