Minas tem quatro cidades entre as mais pacíficas do Brasil
Apesar do mérito, foi o único Estado do sudeste com aumento na taxa de homicídios
Minas Gerais|Pablo Nascimento*, do R7 em Minas Gerais

Quatro cidades de Minas Gerais estão na lista dos 30 municípios mais pacíficos do Brasil, divulgada no Atlas da Violência, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), nesta segunda-feira (5). São elas: Araxá (5º), Conselheiro Lafaiete (9º), Barbacena (13º) e Lavras (23º). A pesquisa considerou apenas municípios com mais de 100 mil habitantes.
Além de Minas, apenas mais seis Estados aparecem no ranking, sendo eles: São Paulo, com 19 cidades; Santa Catarina, com três; Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Paraná, com um cada. O Balanço também divulgou as 30 cidades mais violentas do país. Nessa categoria, aparecem os estados do Pará, Bahia, Sergipe, Maranhão, Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraíba, Maranhão, Espírito Santo.
Embora cidades mineiras apareçam na lista dos municípios mais pacíficos e não marque presença entre os mais violentos, Minas foi o único Estado do sudeste que apresentou aumento na taxa de homicídios entre 2010 e 2015. De acordo com o levantamento, a variação no Estado para este período foi de 16,7%.
Os dados divulgados nesta edição do Atlas da Violência são referentes ao ano de 2015. Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.
* Com supervisão de Flávia Martins y Miguel
