Problemas do sono afetam 76% dos brasileiros, diz pesquisa
Um dos principais distúrbios é o ronco, queixa de 25% das pessoas ouvidas pelo estudo; tratamento é simples e não precisa de cirurgia
Minas Gerais|Conteúdo Patrocinado
Ter uma noite tranquila de sono é indispensável para todas as pessoas. Porém, a julgar pelas estatísticas, dormir bem é um privilégio para poucos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e pelo Instituto do Sono revelou que 76% dos entrevistados sofrem com pelo menos uma queixa sobre o sono.
O estudo ouviu 2017 pessoas, de 132 cidades, em todas as regiões brasileiras. Com o número levantado, a pesquisa indicou que aproximadamente 108 milhões de brasileiros são afetados com distúrbios do sono. Um dos mais comuns queixados é o ronco, afetando 25% dos entrevistados.
Uma das principais causas do ronco é a apneia obstrutiva do sono, que é caracterizada por paradas na respiração durante o momento de descanso. Os sintomas são fadiga noturna, cansaço excessivo durante o dia, estresse, dores de cabeça e aumento da pressão arterial.
O tratamento pode ser mais simples do que os pacientes imaginam. Segundo o fisioterapeuta Anderson Costa, homens e mulheres não procurar o tratamento por constrangimento e estética.
— O público masculino, geralmente, tem resistência em assumir que ronca e de procurar ajuda. Já as mulheres, se preocupam com a estética ao usar os equipamentos da terapia em casa.
Ainda segundo Costa, o tratamento é simples e oferece muitos benefícios como a melhora na qualidade de vida, na disposição e na concentração. Para os pacientes diagnosticados com apneia obstrutiva a partir do grau moderado, aquelas que sofrem mais de 15 pausas na respiração a cada hora, por noite, a terapia mais indicada é o Cpap ( sigla inglesa positiva contínua nas vias aéreas). No procedimento, o paciente usa uma máscara que emite “jatos” de ar que vão desobstruir as vias áreas e, assim, evitar a parada respiratória. Em Minas Gerais, o tratamento é oferecido pela Home&Hosp, empresa com profissionais especializados na área respiratória e com experiência em sono.
Com mais de 10 anos de experiência em Belo Horizonte, a Home&Hosp acaba de inaugurar uma unidade na cidade de Pouso Alegre. Agora, moradores do município e da região do sul de Minas Gerais têm acesso aos tratamentos, além de poderem comprar ou locar equipamentos para terapia respiratória e sono. O diferencial da primeira filial da empresa é o foco na área fitness. O objetivo é fornecer equipamentos e materiais que vão melhorar o condicionamento físico, auxiliando no relaxamento muscular.
Serviço:
Home&Hosp
Unidade Belo Horizonte: Av. Pasteur, 94 - Santa Efigênia
Informações: (31) 3087-1336 / (31)9-9337-0141
Unidade Pouso Alegre: Rua Comendador José Garcia, 1009 – Centro
Informações: (35)3025-0136/ (35) 9 9234-0016
Mais informações: www.homehospbh.com.br