Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Represa transborda após tromba d'água em Pedro Versiani (MG)

Distrito de Teófilo Otoni, a 473 km de BH, foi castigado pela chuva, deixando ruas, avenidas e residências tomadas por água e lama

Minas Gerais|Ricardo Vasconcelos, da Record TV Minas


Uma represa particular transbordou e atingiu cerca de 15 residências, deixando três delas interditadas, 12 pessoas desabrigadas e 60 desalojadas, após uma tromba d'água, na tarde desta quinta-feira (1), em Pedro Versiani, distrito de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, a 473 Km de Belo Horizonte. Apesar dos estragos, não houve registro de vítimas.

De acordo com os bombeiros, as águas subiram por conta das chuvas, mas não houve rompimento da estrutura da barragem, que fica em uma fazenda. A região rural foi a mais afetada e, em alguns locais, a água subiu mais de um metro de altura. Até o momento da publicação desta reportagem, máquinas trabalhavam para liberar ruas e avenidas, tomadas pela lama.

"Enviamos retroescavadeira, caminhões caçamba e pipa. O objetivo é diminuir o impacto das famílias que estão sofrendo com a lama e essa tromba d'água que aconteceu na comunidade", informou o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira (PT).

Danos


Nesta sexta-feira, durante o dia, será possível avaliar melhor os danos. Nas redes sociais, o coordenador da Defesa Civil de Teófilo Otoni, Luiz Gomes, informou que uma força tarefa foi montada para atender o distrito, incluindo representantes das secretarias de agropecuária, de meio ambiente e assistência social, além dos bombeiros.

"Estamos dando atendimento a todas as famílias de imediato. Nas casas que foram inundadas, as pessoas foram retiradas, sendo encaminhadas para um abrigo improvisado, com toda infraestrutura que a prefeitura está dando para atender toda comunidade", informou.


Por meio de nota, o governo de Minas informou:

O Governo de Minas Gerais, por meio do Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (GMG/CEDEC), esclarece que não houve rompimento da barragem, e sim um transbordamento.


Devido à precipitação nesta tarde e o acumulado dos últimos dias, houve transbordamento de uma barragem na Fazenda Estrela, propriedade particular, atingindo o Distrito de Pedro Versiani. Dessa forma, houve alagamento, ocasionando danos em residências.

Não houve interrupção do fornecimento de energia elétrica e do abastecimento de água. As rodovias de acesso também não foram obstruídas.

Ao todo, são 12 pessoas desabrigadas e 60 pessoas desalojadas. Foram aproximadamente 15 residências alagadas, sendo que 3 delas foram interditadas por risco de dano total.

As famílias afetadas foram alocadas em abrigo no centro comunitário do distrito e também alocadas em casas de parentes, até que seja realizada a limpeza que está sendo providenciada pela assistência social e defesa civil do município.

O Estado de Minas Gerais acompanha os últimos eventos climáticos e por meio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais órgãos e agências do Estado está prestando o devido e necessário apoio ao povo mineiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.