Logo R7.com
RecordPlus

Seca afeta ao menos 93 mil moradores de áreas rurais em MG

A três meses para o final do ano, número de cidades que decretaram situação de emergência no Estado já é 10% maior do que o registrado em 2018

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Ao todo, 144 cidades decretaram estado de emergência por seca em 2019
Ao todo, 144 cidades decretaram estado de emergência por seca em 2019

A temporada de estiagem já causa reflexos na vida de moradores de Minas Gerais. De acordo com a Defesa Civil Estadual, até esta sexta-feira (20), ao menos 93 mil pessoas que vivem nas zonas rurais de 64 cidades sofriam com a falta de água em casa, causada pela seca.

Contudo, o número de afetados pode ser ainda maior, já que ele não engloba a população de outras 80 cidades que também decretaram situação de emergência, mas ainda não confirmaram os endereços dos moradores que precisam de ajuda humanitária.


A três meses para o fim de 2018, o número de cidades (144) que tiveram emergência decretada já é 10% maior do que o registrado no ano passado, quando 130 municípios precisaram acender o alerta vermelho para a seca.

De acordo com o tenente-coronel Flávio Godinho, subcoordenador da Defesa Civil, as regiões mais atingidas este ano são a Norte e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – tradicionalmente regiões que apresentam menor índice de chuva.


Caminhões-pipa levam água para população
Caminhões-pipa levam água para população

Godinho explica que decretar situação de emergência nestas cidades é importante para agilizar a liberação de dinheiro público para ações de enfrentamento da seca. Este ano, a Defesa Civil conseguiu R$ 4,8 milhões junto ao Governo Federal para os trabalhos.

— Nós já começamos a distribuir água com caminhões-pipa para a população. São 20 litros de água por dia, por morador.


Rios

A falta de chuva também acendeu o alerta na região Central do Estado. Nesta quarta-feira (18), o Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) declarou situação crítica de escassez em um trecho do rio das Velhas, na altura da cidade de Santo Hipólito, a 270 km de Belo Horizonte.


Com a medida, as empresas e famílias que captam água nesta parte do curso d’água deverão reduzir a quantidade de líquido que retiram do local, para evitar problemas maiores no futuro. De acordo com Marília Melo, diretora-geral do Igam, a ação foi adotada após ser constatado que a vazão do rio no trecho está, pelo menos, 30% menor do que o valor de referência.

Veja também: Chile declara emergência agrícola por conta da seca no Atacama

O decreto sobre o rio das Velhas vale até o dia 15 de novembro. Além do curso d’água, trechos de outras quatro bacias hidrográficas também estão sob alerta. São elas: do Rio Paraopeba, do Suaçuí, do Araçuaí, e do Paracatu.

Marília destaca que se não houver chuvas nos próximos dias, o que não está previsto segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), outros rios também podem ter a situação de emergência acionada.

— Ainda estamos analisando os dados de outras áreas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.