Minas Gerais Vale afirma que todas as barragens têm plano de ação de emergência

Vale afirma que todas as barragens têm plano de ação de emergência

Empresa divulgou nota informando que todas as estruturas contam com o chamado PAEBM, conforme exige a legislação brasileira

  • Minas Gerais | Paulo Henrique Lobato, do R7

Avalanche de lama em Brumadinho deixou, por enquanto, 110 mortos

Avalanche de lama em Brumadinho deixou, por enquanto, 110 mortos

Corpo de Bombeiros / Divulgação

A Vale divulgou nota nesta sexta-feira (1) informando que todas as suas barragens contam com um Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração, conhecido no setor pela sigla PAEBM, conforme estabelece a legislação brasileira.

Sobe para 110 o número de mortos em barragem de Brumadinho

Bombeiros de Brumadinho fazem revezamento por causa de cansaço

Confira a nota na íntegra da Vale:

"A Vale informa que todas as suas barragens possuem um Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), conforme estabelece a legislação brasileira. Esse plano é construído com base em estudos técnicos de cenários hipotéticos para o caso de um rompimento. O PAEBM prevê qual será a mancha de inundação e também a zona de autossalvamento.

Conforme determina a portaria DNPM 70.389/2017, o PAEBM da Barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, foi protocolado na Prefeitura de Brumadinho e Defesas Civis Municipal, Estadual e Federal em julho, agosto e setembro de 2018. A estrutura possuía todas as declarações de estabilidade aplicáveis e passava por constantes auditorias externas e independentes. Havia inspeções quinzenais, reportadas à Agência Nacional de Mineração, sendo a última datada de 21/12/2018. A estrutura passou também por inspeções nos dias 8 e 22 de janeiro deste ano, com registro no sistema de monitoramento da Vale.

Toda essa documentação sempre esteve e continua à disposição das autoridades. A Barragem I possuía sistema de vídeo-monitoramento, sistema de alerta através de sirenes e cadastramento da população à jusante. Também foi realizado o simulado externo de emergência em 16 de junho de 2018, sob coordenação das Defesas Civis e com o apoio da Vale, e o treinamento interno com os funcionários em 23 de outubro de 2018".

Aguarde mais informações

R7

Últimas