Zema anuncia nomes de governos do PSDB e PT para secretariado
Governador eleito convidou Custódio Mattos, auxiliar na gestão de Aécio Neves, e manteve Germano Vieira, que já está no governo Pimentel
Minas Gerais|Paulo Henrique Lobato, do R7
O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou mais sete nomes para o primeiro escalão, entre eles um ex-secretário no governo Aécio Neves (PSDB) e um que participa da administração de Fernando Pimentel (PT).
PF faz buscas em endereços ligados ao senador Aécio Neves
Pimentel defende que Operação Acrônimo é perseguição política
Custódio Mattos, ex-prefeito de Juiz de Fora, presidiu o PSDB mineiro em 2007 e foi secretário de Desenvolvimento Social na gestão do tucano Aécio Neves. Experiente, Mattos também foi deputado federal e estadual. Aceitou convite de Zema para ser o titular da Secretaria de Governo.
Já Germano Luiz Gomes Vieira, um servidor efetivo do governo de Minas Gerais, será o titular do Meio Ambiente, cargo que ocupa no governo do petista Fernando Pimentel desde o fim de 2017.
Zema, que ao vencer a eleição para administrar Minas Gerais de 2019 a 2022 se tornou o primeiro governador do Novo no país, fez questão de destacar que todos seus futuros auxiliares são escolhidos com base em critérios técnicos.
Leia outras notícias de Minas Gerais
O governador eleito usou as redes sociais:
— Todos os perfis foram selecionados seguindo critérios técnicos compatíveis a cada área. Desejo uma boa gestão a todos!
Agricultura, Educação, Desenvolvimento Econômico
Além de Mattos e Vieira, Zema anunciou Ana Valentini para a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ela é presidente da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas.
Já Manoel Vitor de Mendonça Filho irá ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ele é MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem especialização em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral.
Julia Sant’Anna assumirá a Secretaria de Educação. Doutora em ciência política e mestre em estudos de desenvolvimento, ela é servidora pública concursada.
Zema divulgou ainda nomes também para a área jurídica:
— Também já temos confirmados outros dois nomes que irão compor a nossa equipe no âmbito dos órgãos autônomos. Sérgio Pessoa para a Advocacia Geral do Estado e Rodrigo Fontenelle para a Controladoria Geral. Os órgãos estão vinculados diretamente ao gabinete do governador.