[Avaliação] Civic Touring com motor 1.5 turbo é o melhor da linha
Civic turbinado é o melhor da linha; pena que custe tão caro na linha 2021
Autos Carros|Do R7
O Honda Civic Touring 2021 é a versão mais interessante de um carro que está sob ameaça no mercado nacional. Isso porque com a chegada da nova geração há vários indícios de que o carro não será mais feito localmente deixando o City em seu lugar enquanto só os modelos mais caros do sedã médio podem ser vendidos no Brasil. O que isso pode resultar? Preços mais altos. Enquanto isso não ocorre a linha do Civic atual já tem sofrido pressão inflacionária. Assim, o R7-Autos Carros avaliou o Civic Touring 2021 equipado com bom motor turbo e mantendo seu estilo esportivo da décima geração.
Por fora, o carro continua o mesmo com visual mais esportivo, perfil rebaixado e suas polêmicas lanternas bumerangue. O sedã ainda calça rodas grafite de 17” na versão Touring. Ergonômico, atual e com desempenho interessante em que pese os R$ 160,8 mil pedidos por ele atualmente.
Motor que deveria ser padrão
O Civic Touring vem equipado com motor 1.5 turbo “Earth Dreams Technology” quatro cilindros com injeção direta com 173cv e 22,4kgfm de torque e que bebe apenas gasolina. Esta versão equipa o HR-V Touring e o novo CR-V (que já avaliamos).
Certamente com essa potência o torque poderia ser mais elevado o que não tira sua diversão ao volante mas que poderia ser mais esportivo. Isso se deve ao uso de uma turbina de baixa inércia e no ajuste do motor que não permite esse desempenho de fato esportivo. O motor turbo do Civic cativa pelo comportamento silencioso e progressivo que deveria ser padrão ao invés do propulsor aspirado ainda usado.
5 NOVIDADES DO CIVIC 2021 e 7 COISAS QUE SÓ O TOURING TEM! Será que vai sair de linha? ☹️
Com acerto correto o motor turbo desenvolve a contento controlado pelo câmbio CVT que simula sete velocidades. A suspensão independente nas quatro rodas torna o rodar bem macio e com a ergonomia agradável graças à posição bem próxima do solo.
Comodidade que poderia melhorar
Na linha 2021 a multimídia ganhou botão giratório de controle de volume combinado com resolução melhor do aparelho com espelhamento e sistemas Apple CarPlay e Android Auto que poderia ser sem fio. A câmera de ré também poderia ter resolução melhor e devido ao perfil “bicudo” ele poderia trazer câmera dianteira. Mas ele traz uma facilidade do Lane Watch, uma câmera do lado direito que projeta uma imagem na multimídia.
Só o Touring traz itens como o teto solar com comando elétrico (não é panorâmico), ar-condicionado com duas zonas com comandos digitais, alem de controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistência de partida em rampa, faróis de led com regulagem de altura, sensor crepuscular e de chuva além de 06 airbags. Apesar disso itens como o Honda Sensing ainda não estão presentes no Civic brasileiro em nenhuma versão.
O ponto alto do Civic Touring, além do conforto a bordo é o bom nível de economia de combustível novamente devido ao acerto do motor. Durante nosso teste registramos uma média de 11km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada seguindo o computador de bordo.
Conclusão
O Civic Touring é o que toda a linha deveria ser equipado com motor moderno, ágil e econômico. Trata-se de um carro muito bem acertado e bom de dirigir, bom trabalho de suspensão e o espaço interno é digno de elogios. Concorre no Brasil com o Chevrolet Cruze, Volkswagen Jetta, Caoa Chery Arrizo 6 e com o Toyota Corolla.
Entre as vantagens estão a ergonomia, bom acabamento e confiabilidade da marca enquanto paira sobre o modelo a sombra de uma possível descontinuidade da produção nacional.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.