Equinox 2025: teste completo com o renovado SUV
Motor 1.5 tem 177cv na nova geração é o suficiente mas poderia ser híbrido para justificar preço
A nova geração do Chevrolet Equinox chega em velocidade rápida para o Brasil. Ela estreou na China há menos de um ano e logo a GM passou a fabricá-la no México de onde é exportada para o Brasil. O lançamento da quarta geração do Equinox chega em um disputado setor que tem ainda o líder Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, além do Ford Territory, Volkswagen Taos, Hyundai Tucson, Mitsubishi Eclipse Cross, Ford Bronco, Caoa Chery Tiggo 7 e 8.
É de olho em seus clientes “premium” que a GM quer atender com o Equinox. A marca menciona clientes fiéis que já dirigiram Monza, Opala e Cruze e agora tem um produto com tecnologia à altura para entrar com força no segmento médio.
O visual é muito agradável e impressiona. Ele remonta aos modelos mundiais da Chevrolet com uma ampla grade e faróis bem afilados, um porte ativo e esportivo ao mesmo tempo enquanto o interior segue o conceito de amplo espaço a bordo e a alta conectividade. Estes aliás são os principais predicados do novo Equinox.
A GM lançou o Equinox em duas versões no Brasil; Activ, nomenclatura já conhecida na gama Chevrolet é voltada ao consumidor aventureiro, enquanto a RS foca na esportividade urbana segundo a marca. As duas trazem tração (AWD) integral de série.
O motor 1.5 turbo é o mesmo já conhecido na família Equinox atual mas na nova geração está cinco cavalos mais potente, chegando aos 177 cv e 28kgfm e agora a transmissão é de oito marchas associada à tração integral nas duas versões.
Nesse mercado a tração integral está disponível no Jeep Compass equipados com motor 2.0 Hurricane e também no Mitsubishi Eclipse Cross que tem uma proposta mais antiga como produto (foi lançado há cinco anos e não traz o nível de equipamentos do Chevrolet). No Equinox o 0-100km/h é feito em 9,3s e o consumo é de 9km/l na cidade e 10,7km/l na estrada.
Além do mesmo motor as duas versões trazem multimídia de 11 polegadas com sistema Google Built in, aplicativo chevrolet, onstar e Wi-Fi além dos já conhecidos sistemas de conexão com celular sem fio. O painel é de 11 polegadas com projeção de mapas graças ao Google Built in e configurações do computador de bordo. O Equinox é o primeiro Chevrolet com conectividade 5G que permite atualizações OTA mais abrangentes e comandos mais rápidos por voz.
Itens de segurança
São de seis itens como controle de Cruzeiro adaptativo, alerta e frenagem automáticos, alerta de ponto cego e manutenção do carro na faixa, conjunto de airbags, freios ABS com disco nas quatro rodas e controles de tração e estabilidade.
A proposta da Activ é um pouco mais aventureira com faróis em LED incluindo luzes auxiliares, grade com moldura cromada e cintilante, rodas de 19 polegadas com desenho próprio e itens de série como teto solar panorâmico e elétrico e abertura e fechamento da tampa do porta malas elétrico.
Aliás, há poucas diferenças entre as duas versões que a GM colocou à venda no mercado brasileiro.
Enquanto a RS tem um apelo visual esportivo com teto biton e rodas aro 20, abre mão do sensor de movimentação de pedestres, faróis auxiliares e retrovisor com câmera além do sistema 360°, itens presentes no Activ.
Por dentro o acabamento mescla couro e Alcântara com o mesmo tecido usado na linha Cadillac mesclando tom preto e caramelo. As forrações integrais usam tecido macio ao toque E há itens como câmera 360°, retrovisor com projeção de vídeo entre outros itens de série.
Primeiro contato
Dirigimos o Chevrolet equinox renovado especialmente na estrada partindo de São Paulo rumo à cidade Serrana de Campos do Jordão.
O SUV com duas pessoas a bordo e um pouco de bagagem não faz feio na estrada: acelera bem e se mantém estável em altas velocidades. O que chama atenção no primeiro contato é justamente a alta conectividade do painel.
Nesse ponto, o Equinox parece imbatível diante dos concorrentes ao oferecer suas telas de alta resolução, internet 5G que permite atualizações OTA (remotas, algo que ainda não existia neste segmento, sistema Google Built In e som assinado.
O câmbio de oito marchas também deu uma dinâmica aprimorada para o SUV. Mas embora tenha um 0-100km/h abaixo dos 10s o Equinox é limitado a 175km/h. Não precisa mais do que isso é verdade mas desempenho é sempre bom ainda mais com sabor de novidade.
Ao longo desse curto teste de ida e volta o consumo não foi animador e cravou 8,7km/l mas ainda testaremos o Equinox de forma mais alongada em breve para termos um veredito sobre a novidade.
Tanto o Equinox RS quanto o Activ serão vendidos por R$ 267 mil. O preço está alinhado aos SUVs topo de linha do segmento como Ford Bronco e Jeep Compass Blackhawk com tração integral mas acima de modelos híbridos plugin como Haval H6 e BYD Song Plus.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.