Fiat lança Pulse Abarth com 185cv e calibração esportiva: veja detalhes e preço
Crossover ganha visual, calibração esportiva e chega em pacote único na rede de concessionários da marca Fiat que terão área exclusiva
Autos Carros|Marcos Camargo Jr e Marcos Camargo Jr.
A Fiat lança hoje o Pulse Abarth no mercado brasileiro, o que representa a volta da divisão esportiva após a comercialização do Stilo e 500 Abarth. Criada por Carlo Abarth, a marca do escorpião começou a trabalhar em projetos Fiat em 1952. Com o SUV esportivo, a Abarth inicia uma estratégia de marcar modelos de alto desempenho com preparação esportiva. Apresentado previamente em agosto deste ano, o modelo chega agora à rede de concessionários Fiat.
O visual do Pulse Abarth é marcado por um estilo esportivo. Sem logotipo Fiat, o crossover compacto traz 13 emblemas do escorpião presentes na grade escurecida em preto brilhante com efeito flutuante, entradas de ar laterais e rodas exclusivas Racing. Na traseira, acabamento diferenciado para o para-choque e saída de escape de 3 polegadas com som envolvente.
Por dentro, o carro incorpora o mesmo painel do Pulse com algumas novidades. Há um friso vermelho no contorno do painel, volante exclusivo e emblema Abarth. Os bancos em couro sintético trazem o escorpião em baixo relevo, console central com alavanca do câmbio igualmente marcada pelo selo da marca Abarth e o freio de estacionamento eletrônico.
O cluster digital tem assinatura exclusiva com computador de bordo, personalização dos mostradores e controles de consumo, carga da direção, vetorizaçao de torque, uso de força G, pressão da turbina entre outos itens. Ao lado, a multimídia de 10 polegadas tem espelhamento sem fio e sistema Apple CarPlay e Android Auto além de câmera de alta resolução e sensor de ré.
Além da multimídia o Pulse Abarth traz itens de segurança como controle de tração e estabilidade, freios ABS e uma calibração diferenciada de suspensão. Segundo a engenharia da Stellantis, o Pulse Abarth tem molas e amortecedores até 12% mais firmes e o eixo traseiro é 15% mais resistente à torção, os pneus exclusivos tem maior aderência e o conjumto de suspensão é 10mm mais baixo.
Disponível nas cores vermelho Montecarlo (com adesivos em cinza e preto) , branco Bachisa, cinza Strato e preto Volcano, o Pulse Abarth vem equipado com o motor T270 de quatro cilindros com 185cv e 27kgfm de torque associado ao câmbio automático de seis velocidades. O conjunto mecânico familiar é usado na Fiat pela Toro e Fastback (na versão Powered by Abarth) além do Jeep Renegade, Compass e Commander com relações de direção e trocas de marcha exclusiva para o modelo.
O Pulse Abarth conta com botão Poison equivalente ao modo esportivo com trocas de marcha mais longas e relações de direação mais precisas. A novidade faz de 0-100km/h em 7,6s e alcança 215km/h de velocidade máxima. A novidade chega em pacote único de itens de série por R$ 149,9 mil sendo posicionado como topo de gama na linha do Fiat Pulse.
Rápido na aceleração com auxílio da tecnologia
O Pulse Abarth foi apresentado a um grupo reduzido de jornalistas ao qual o R7-Autos Carros teve acesso antecipado. No autódromo de Tarumã, conhecido como o circuito mais rápido do país, pudemos agora acelerar o Pulse Abarth com motor T270. A engenharia da Stellantis fez questão de ir além no quesito motorização do carro que leva a assinatura Abarth.
"O Pulse Abarth traz sistema de vetorização de torque e toda a tecnologia local do nosso Tech Center com suporte de uma engenharia capaz de fazer um carro ao estilo que o consumidor aprecia que é o estilo e postura SUV com um carro verdadeiramente esportivo e bem calibrado", disse Marcio Tonani na apresentação do Pulse Abarth. E conseguimos provar um pouco desta dinâmica no circuito gaúcho.
Ao ligar o Pulse Abarth pelo botão de partida, o ronco encorpado dá o tom de um modelo de aspiração e entrega esportiva. Mesmo com câmbio automático, é possível explorar os modos de condução e também as trocas manuais via shift paddle. E o Pulse Abarth "cresce rápido" a ponto da dianteira buscar o equilíbrio dos 185cv apoiado em suspensão mais rígida e direta. Com maior velocidade, o controle de tração e estabilidade trabalham muito mais para manter o carro na trajetória. O sistema de vetorização de torque ajuda a encorajar o motorista a acelerar mais com controle digno de um esportivo apesar da altura.
O Pulse Abarth pesa apenas 1.281kg, cerca de 100kg a mais que as versões equipadas com o motor 1.0 turbo. Assim mesmo, o motor se impõem na arquitetura leve MLA para um desempenho interessante apesar dos freios a disco na dianteira e a tambor na traseira. Assim, a frenagem poderia ser um pouco melhor na prática, o que não tira a diversão do SUV Abarth.
Dentro da gama do Pulse, o modelo esportivo chega por R$ 149,9 mil para ser um produto de aspiração e vem acompanhado de uma ampla estratégia de aumentar o valor percebido na linha Fiat. A Abarth promete ainda duas novidaes que devem ser o Fastback Abarth (a versão atual powered by Abarth não é de fato um SUV com calibração esportiva) e o 500e Abarth que ainda está chegando à Europa.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.