HB20S 2023: teste completo do renovado sedã da Hyundai
Modelo ganha novo design e acabamento refinado para desbancar Onix Plus
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
A Hyundai fez mais uma mudança profunda na linha do HB20 há três meses. Antes a marca se dizia contente com o design aplicado aos veículos mas a mudança após três anos em um ciclo curto aponta que não era bem assim. Junto com o hatchback HB20 foi mostrado o HB20S que agora chega às lojas na linha 2023.
Novo HB20S 2023 Platinum Plus: análise completa com detalhes, motor, preços e itens de série. Veja o vídeo!
Embora tenha a mesma identidade visual do hatch na dianteira com nova grade parametrizada dividida em duas partes, novos faróis e formato das luzes a traseira ficou realmente diferente. Assim, as lanternas em LED vão de um lado ao outro unidas por um chanfro na extremidade e novos para-choques angulosos combinando com a tampa do porta malas com estilo cupê.
Ainda olhando por fora o HB20S trocou rodas aro 15 com desenhos idênticos ao hatch por um estilo único no sedã e agora com aro 16 perfil 195/55. Há ainda um pacote completo de itens de segurança que o R7-Autos Carros testou ao longo de 1.100km por uma semana.
Diferenciação
A Hyundai trabalhou meticulosamente no perfil do carro tanto por fora quanto por dentro. Nota-se um esforço por melhorar o estilo e dar “ares premium” ao sedã compacto. Há um friso externo nos vidros que termina em elegante curva já na traseira enquanto as rodas tem acabamento diamantado. E o interior mostra esse esforço na mesma direção.
Os bancos tem revestimento claro em couro enquanto o painel e perfil interno é quase o mesmo que estreou em 2019 mas também mais claro que o da versão anterior. A boa ergonomia permitem ajustes de altura dos bancos do motorista assim como da coluna de direção também com alavanca para ajuste de profundidade.
Espaço de compacto e perfil de médio
O espaço é bom para um sedã pequeno que tem 475 litros de porta-malas medindo 4,32m de comprimento, 2,53m de entre-eixos, 1,72m de largura e 1,47m de altura. Se nota, ao volante o resultado de uma mexida na suspensão do carro. O balanço dianteiro aumenta em 50 mm e o traseiro em 15 mm. E o resultado disso?
A bordo do HB20S 2023 se nota novamente a intenção da Hyundai de brigar entre os melhores modelos do segmento. Isso quer dizer que ele está na rota do líder Chevrolet Onix, Volkswagen Virtus e também do Fiat Cronos.
Com essas mudanças de suspensão apesar de ainda um pouco “duro” o HB20S é bastante preciso ao volante. Na faixa de 1.100kg ele é bastante ágil com motor 1.0 turbo GDI de 120cv e 17,5kgfm de torque com câmbio automático de seis velocidades. O casamento do câmbio com o motor não mudou com trocas suaves e operação com torque disponível desde cedo. Rodamos 1.100km entre São Paulo, com alguns dias sob trânsito intenso, depois rumo ao Rio de Janeiro por 450km onde rodamos novamente com o carro e retornamos à capital paulista.
Além da boa visibilidade e ergonomia, o carro tem bancos com bom suporte lombar e largura do assento. Atrás o banco poderia ser melhor mas comporta bem quatro pessoas. O painel só ganhou instrumentos digitais com coloração azul que o motorista precisa se acostumar à princípio. O conta giros de números digitais também não é comum e o estilo da peça como um todo remete aos carros da JAC Motors. Já a multimídia é boa e agora traz espelhamento sem fio mas a câmera de ré poderia ter resolução melhor.
Fica evidente o acerto de motorização do HB20S turbo na estrada. Mesmo com 120cv, o que não é muito, o torque surge desde cedo e se traduz em segurança para ultrapassagens. Com pacote completo de segurança se nota na estrada alguns itens de série como o farol alto adaptativo que se “ajusta” baixando o facho de luz quando cruza com outros veículos na estrada. Pena que não seja um farol em LED. Na cidade o carro tem boa arrancada e frenagem trabalhando com rotação até mais alta porém com silêncio a bordo.
Além dos seis airbags o HB20S Platinum Plus avaliado tem todo o pacote de segurança como alerta de “saída segura”, alerta de objetos no banco traseiro, detector de fadiga (com sugestão para o motorista fazer uma pausa), monitoramento de pressão dos pneus além dos obrigatórios controles de tração e estabilidade e freios ABS. Também traz ar condicionado digital com modo automático e carregador por indução no painel central, acima do console.
Consumo interessante
Ao longo de 1100km com 80% dos trechos rodados em estrada fizemos média de consumo com um tanque de etanol e depois gasolina. No primeiro tanque o rendimento
ficou em 11km/l de etanol e depois, com gasolina, chegou a 13,7km/l rodando como veículo quase sempre com três pessoas a bordo e bagagem.
Preços
Os preços do HB20S variam entre R$ 85,9 mil e R$ 120,9 mil como é o caso da Platinum Plus avaliada. Ele está bem alinhado no preço aos concorrentes oferecendo itens de segurança incomuns no segmento. Para quem faz questão de conectividade terá no HB20S um carro com apelo de novidade mais equilibrado que a antiga versão, bem equipado e seguro e com desempenho interessante para se destacar e quem sabe liderar este segmento.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.