Marca mais antiga da China, Changan já vendeu 1,7 milhão de carros em 2024
Com três marcas próprias, Changan muda portfólio para crescer dentro e fora da China
A Changan é a marca automotiva mais antiga da China e ainda atua sob forte participação estatal. O grupo divulgou um balanço que mostra o crescimento da marca no âmbito do mercado chinês onde 1,7 milhão de unidades foram produzidas este ano. Com isso a Changan faturou US$ 10,7 bilhões, cerca de R$ 58 bilhões em valores convertidos, crescimento de 17% em um ano.
Apesar disso a Changan vem sofrendo com a forte concorrência. Prova disso é que está longe da liderança no mercado chinês, posto que pertence à BYD seguida pela Tesla, Wuling e Li Auto.
A Changan vendeu uma média de 7.422 veículos por dia no primeiro semestre de 2024, alcançando um crescimento de 9,7% nas vendas em relação ao ano anterior. Desses, a marca própria da Changan representou 84% das vendas totais. Somente as vendas de carros eletrificados cresceram 69,87%, totalizando mais de 300.000 unidades.
Nos últimos anos a Changan passou a se diversificar com as marcas Nevo, Deepal e Avatr. Só a Changan Nevo entregou 98.236 unidades de janeiro a agosto, a Deepal entregou 120.710 unidades e a Avatr entregou 21.088 unidades. Entre as marcas estatais, FAW e Dongfeng além da Changan vivem uma transformação rumo aos veículos eletrificados.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.