Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Volvo C40 Recharge é lançado no país: R7 já testou a novidade elétrica

Crossover tem desempenho de carro esportivo e abastecê-lo custa menos de 1/5 do valor de um tanque de gasolina 

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Traseira tem lanternas em LED tracejadas inaugurando uma nova linguagem de design
Traseira tem lanternas em LED tracejadas inaugurando uma nova linguagem de design Traseira tem lanternas em LED tracejadas inaugurando uma nova linguagem de design

O Volvo C40 Recharge é lançado no mercado brasileiro em versão única, a P8 Ultimate, com 200 unidades já comercializadas na pré-venda por R$ 419,9 mil. Um carro com desenho jovial, desempenho de esportivo e que custa muito mais barato para abastecer do que um automóvel 1.0 a gasolina. Disruptivo? Para dizer o mínimo.

NOVO VOLVO C40 Recharge: elétrico com potência de esportivo! Vim até o México acelerar a novidade. Veja o vídeo!

O R7-Autos Carros testou o novo C40 Recharge nas ruas e estradas da capital mexicana em um primeiro contato com a novidade. Diretamente derivado do XC40 Recharge, com o mesmo motor, sistema de tração e tecnologias a bordo, o modelo impressiona pelo desempenho.

Interior conta com um amplo painel digital
Interior conta com um amplo painel digital Interior conta com um amplo painel digital

Com visual cupê que conhecemos em primeira mão em um evento de avant-première, nas ruas se percebe os elogios apontados para o modelo sueco. A traseira tem lanternas em LED tracejadas inaugurando uma nova linguagem de design enquanto no vigia há um defletor de ar e no vértice da abertura da tampa um aerofólio. No restante, incluindo a dianteira semi-fechada, ele é idêntico ao XC40 Recharge. Isso é o suficiente para ser notado pelas ruas com a identidade do design escandinavo, como a Volvo gosta de ressaltar, e o desempenho de carro esportivo.

Publicidade
Central multimídia está disposta na vertical e tem tela de 9 polegadas
Central multimídia está disposta na vertical e tem tela de 9 polegadas Central multimídia está disposta na vertical e tem tela de 9 polegadas

O C40 Recharge rodou pela conturbada capital mexicana com seu trânsito intenso. Nas avenidas, nas vias elevadas que cortam a cidade e na estrada que leva até a cidade de Cualtla, no estado vizinho de Morelos, o desempenho do Volvo se mostrou digno de nota. Seja pelo equilíbrio nas curvas, seja pela aceleração vigorosa e pelo silêncio, o carro mostra que romper paradigmas não é algo que está no futuro. Ao contrário, já é realidade.

Visão da Cidade do México, metrópole com 8,5 milhões de pessoas
Visão da Cidade do México, metrópole com 8,5 milhões de pessoas Visão da Cidade do México, metrópole com 8,5 milhões de pessoas

O motor tem 408 cv de potência combinada e um torque de 67,3 kgfm disponível imediatamente. A Volvo promete a tomada de zero a 100 km/h em rápidos 4,7 segundos considerando que o modelo elétrico pesa 2.200kg. Em um teste ao longo da estrada, chegamos perto disso onde as máximas são de 110km/h.

Publicidade
Estrada rumo à Cueltla, que fica a cerca de 130km da capital
Estrada rumo à Cueltla, que fica a cerca de 130km da capital Estrada rumo à Cueltla, que fica a cerca de 130km da capital

Cumprimos dois trechos de 130km na ida e um retorno serra acima voltando à Cidade do México. O prometido em termos de autonomia é 440km mas na estrada ele parece capaz de algo em torno de 380km (78 kWh). Nada mal permitindo fazer uma viagem de média distância sem parar para recarga.

Motor tem 408 cv de potência combinada e um torque de 67,3 kgfm disponível imediatamente
Motor tem 408 cv de potência combinada e um torque de 67,3 kgfm disponível imediatamente Motor tem 408 cv de potência combinada e um torque de 67,3 kgfm disponível imediatamente

Claro que para abastecê-lo é altamente recomendável ter um wallbox. Com o equipamento residencial se abastece completamente o carro em 8h. Além disso, segundo a Volvo ele é capaz de receber 80% da energia em 40 minutos em estações de carga rápida.

Modelo tem autonomia de 440 km
Modelo tem autonomia de 440 km Modelo tem autonomia de 440 km

Mas considere que em paradas de estrada e pontos comerciais que começam a surgir nas capitais, os pontos são de 7 ou 11kw como nos wallbox e requerem paciência. Na capital mexicana há poucos pontos de carga disponíveis assim como São Paulo mas com um equipamento casa é possível ficar livre do posto e do alto custo de abastecimento. Encher completamente o “tanque” do C40 Recharge custa R$ 75, quase 1/5 do preço de abastecer um carro 1.0 com tanque de 50 litros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.