Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nicolás Maduro não virá para a posse de Lula e manda representante em seu lugar

Presidente da Assembleia Nacional da Venezuela virá à solenidade em nome do país

Blog do Nolasco|Do R7

Nicolás Maduro deixa de vir à posse de Lula
Nicolás Maduro deixa de vir à posse de Lula Nicolás Maduro deixa de vir à posse de Lula

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não virá ao Brasil para a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontece neste domingo (1º), em Brasília. Ele será representado pelo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, cujo voo está previsto para chegar às 15h30.

Desde a eleição de Lula, a equipe do presidente eleito estudava alternativas para que o ditador venezuelano pudesse comparecer à cerimônia. Maduro foi convidado, assim como todos os chefes de governo da América do Sul.

Em princípio, o presidente da Venezuela estava impedido de entrar no Brasil, em razão de uma portaria editada pelo governo federal em 2019 que proibia o ingresso no país de “altos funcionários do regime venezuelano” — o que incluía Maduro e cerca de outros cem integrantes do governo.

Na última sexta-feira (30), no entanto, uma portaria interministerial que revoga a decisão de 2019 foi publicada no DOU (Diário Oficial da União). Dessa forma, a entrada de Maduro no Brasil deixou de esbarrar em qualquer tipo de impedimento legal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.