Logo R7.com
RecordPlus
‌

Decisão dos EUA de receber Flávio surpreendeu autoridades do governo americano, diz fonte

Oficial confirma que Departamento de Estado concederá vistos ao senador e à família

Encurtando Distâncias|Mathias Brotero, de Washington, D.C.

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Flávio Bolsonaro foi para os EUA Mateus Bonomi/Reuters - 25.10.2026

O governo Trump abriu as portas dos Estados Unidos para receber Flávio Bolsonaro e sua família. Uma autoridade americana confirmou que o Departamento de Estado concederá vistos e permitirá a entrada deles no país.

Segundo uma fonte próxima à administração, ouvida pelo blog sob condição de anonimato, a medida teria sido uma decisão de alto escalão. Na avaliação do interlocutor, não teria ocorrido sem a anuência de Donald Trump, embora ele não tenha confirmado quem autorizou a iniciativa.

‌

Segundo a fonte, a decisão de receber Flávio surpreendeu alguns de seus interlocutores no governo e no Congresso americano. Eles defendiam cautela para evitar um aprofundamento das tensões com o Brasil às vésperas das eleições de meio de mandato.

A preocupação era evitar uma nova controvérsia internacional antes de 3 de novembro, quando estará em disputa o controle do Legislativo americano, e não dar munição aos democratas, opositores de Trump.

‌

Veja Também

Casa Branca sabia da viagem de Flávio

Segundo a fonte, a disposição de receber Flávio ganhou força após o resultado eleitoral e a decisão do ministro Alexandre de Moraes, na segunda-feira (26), de cancelar os passaportes do senador. A Casa Branca teria conhecimento dos planos de viagem aos Estados Unidos.

Brasil no radar de Washington

O Departamento de Estado concentra há mais de dois meses uma estrutura dedicada a acompanhar os acontecimentos no Brasil, afirma a fonte. Ainda de acordo com o interlocutor, Flávio mantém contato pessoal com o secretário de Estado, Marco Rubio, desde sua visita à Casa Branca. Essa relação teria ajudado a manter aberto um canal para uma eventual viagem aos Estados Unidos.

‌

Decisão pessoal e sigilo

Segundo a fonte, a decisão de deixar o Brasil teria partido do próprio Flávio, contrariando pessoas próximas, e teria sido mantida em sigilo por parte de seu entorno.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.