Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasileiros estão altamente satisfeitos com aeroportos concedidos, diz pesquisa

Geridos pela iniciativa privada, terminais de Confins, Curitiba e Florianópolis são destaque em suas categorias

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Pesquisa SAC/Minfra
Pesquisa SAC/Minfra Pesquisa SAC/Minfra

Levantamento feito pela SAC/MInfra com viajantes no quarto trimestre de 2021 revela que 9 em cada 10 usuários aprovam infraestrutura e serviços ofertados. Geridos pela iniciativa privada, os terminais de Confins, Curitiba e Florianópolis são destaque em suas categorias.

Pelo segundo trimestre consecutivo, os aeroportos de Confins (MG), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) foram os mais bem avaliados no país pelos usuários do transporte aéreo. Numa escala que vai de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom), a maior nota ficou com o aeroporto de Florianópolis: 4,72, que também teve o melhor resultado entre os terminais com movimento de até 5 milhões de passageiros por ano.

O Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR), teve avaliação de 4,64, sendo o mais bem avaliado entre os aeroportos com 5 a 10 milhões de passageiros/ano; e Confins, em Belo Horizonte (MG), com 4,42, foi destaque entre os terminais que recebem mais de 10 milhões de viajantes anualmente.

Os resultados constam na Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, referente ao quarto trimestre de 2021. O levantamento, realizado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra) nos 20 principais terminais aéreos brasileiros, revela alta satisfação dos viajantes com a infraestrutura e serviços ofertados, classificados como bons ou muito bons por 92% dos 23.122 passageiros entrevistados entre outubro e dezembro de 2021. 

Publicidade

Avaliação

Esse foi o segundo levantamento do tipo realizado pelo MInfra após a fase mais crítica da Covid-19. Ainda em recuperação devido aos impactos da pandemia, o setor aéreo atingiu em fevereiro 77% do movimento diário de aeronaves na malha doméstica de 2019, e 53% do movimento diário internacional, segundo dados compilados pela SAC/MInfra.

Publicidade

Os entrevistados avaliaram 17 itens de infraestrutura, atendimento e serviços, que incluem processos aeroportuários, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens. Do total de indicadores analisados no levantamento, 16 obtiveram média superior a 4 (bom), meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

Com as operações internacionais ainda reduzidas por conta da pandemia, foram avaliados nove aeroportos com voos internacionais: Brasília (DF), Confins, Galeão (RJ), Fortaleza (CE), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Guarulhos (SP) e Campinas (SP). Todos atingiram 100% para o percentual de medições com tempo de espera em fila igual ou inferior a oito minutos para declarar bens na aduana e de 16 minutos na emigração. Na imigração, o índice máximo só não foi atingido por Natal (81%).

A pesquisa completa estará disponível neste link.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.