Logo R7.com
RecordPlus

Documentário ‘Biodinâmicas’ revela os segredos da agricultura

Filme brasileiro retrata os princípios e práticas da Agricultura Biodinâmica, movimento criado há um século por Rudolf Steiner e pioneiro na agricultura regenerativa

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
A obra traz entrevistas com pesquisadores e agricultores do Brasil e do exterior sobre os fundamentos e avanços da Agricultura Biodinâmica no século XXI Foto cedida: Biodinâmicas

Um século após sua criação pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, a Agricultura Biodinâmica ganha destaque em um novo documentário brasileiro que propõe um olhar contemporâneo sobre o cultivo da terra em harmonia com os ritmos da natureza e do cosmos.

Dirigido pela videomaker Ruth Slinger e apresentado pelo músico e agricultor Raphael Arcänjo, Biodinâmicas investiga como esse método agrícola — considerado o primeiro movimento de agricultura regenerativa e orgânica do Ocidente — tem inspirado novas práticas sustentáveis no Brasil e no mundo.


A produção foi viabilizada por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Indaco, e será lançado amanhã no site biodinamicas.com.br e no canal do YouTube @biodinâmicas.

O projeto reúne entrevistas com agricultores, pesquisadores e educadores que vivenciam o conceito de fazenda como um organismo vivo, no qual solo, plantas, animais e seres humanos interagem de forma equilibrada.


Filmado em diferentes regiões do Brasil — entre elas Bahia e São Paulo — e em locações internacionais, o documentário também acompanha a participação da equipe na 3ª Conferência Internacional de Pesquisa Biodinâmica, realizada na Royal Agricultural University, no Reino Unido.

O encontro reuniu representantes de 46 países e pesquisadores que discutem as contribuições do método biodinâmico para o enfrentamento da crise climática.


Entre os entrevistados estão nomes de referência no movimento, como Eduardo Rincón, co-líder da Seção de Agricultura do Goetheanum (Suíça); Manuela de Lachapelle, diretora de P&D da DBR Lafite (França); e o agricultor e educador brasileiro André Tranquilini, gestor da propriedade Waltham Place, no Reino Unido.

Para Ruth Slinger, o filme é uma forma de unir arte e consciência ecológica. “A agricultura biodinâmica é um gesto de escuta da Terra — um diálogo entre o visível e o invisível. Queremos mostrar que é possível cultivar o alimento e, ao mesmo tempo, regenerar a vida”, afirma a diretora.


Com fotografia de Rica Saito e Thiago Pires Nunes, edição de Pablo Menna e produção da Via Video, Biodinâmicas se insere em uma crescente onda de produções audiovisuais que abordam práticas agrícolas sustentáveis e humanizadas.

Mais do que um registro técnico, o documentário é um convite a repensar a relação entre ser humano, alimento e planeta — um lembrete de que cultivar a terra é também um ato de cuidar do futuro.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.