Eita, carambolas! E não é que estamos na safra dessa fruta estrelada?!
A fruta atrai pela beleza e pelo sabor ácido e adocicado

A carambola é uma fruta tropical originária do Sudeste Asiático e amplamente cultivada no Brasil. O primeiro registro da fruta no país ocorreu no Nordeste, por volta do início do século XVIII.
A maior parte dos produtores está localizada no interior de São Paulo, e a safra vai de janeiro a agosto. A carambola normalmente tem uma coloração amarela-esverdeada, o que a torna mais ácida, mas quando está madura, apresenta um sabor mais doce.
A CEAGESP comercializou 1.988,67 toneladas em 2024. O Estado de São Paulo continua liderando o ranking de produtores, seguido por Pará e Paraná. E, nesta época do ano, o quilo custa em torno de R$6,00 a R$8,00.
Ela é uma fruta muito versátil, sendo usada em sucos, saladas e geleias. No entanto, ainda há quem nunca tenha provado, apenas visto a fruta como enfeite em algum prato. Isso se deve ao fato de que, quando cortada, ela tem o formato de uma estrela, e, lá fora, é conhecida como star fruit.
A carambola possui benefícios como as vitaminas A, B e C, além de propriedades antioxidantes. No entanto, nem todos podem consumi-la. Pessoas com problemas renais precisam ter cuidado, pois ela contém uma substância chamada caramboxina, que pode afetar quem tem cálculos renais.