Setor de máquinas e equipamentos cresce em abril com apoio do agronegócio e novos mercados externos
Com alta de 9% na receita e quase R$ 25 bilhões em vendas, indústria se apoia na demanda agrícola e em destinos como Argentina e China para compensar queda nas exportações para os EUA
A indústria brasileira de máquinas e equipamentos apresentou crescimento significativo em abril de 2025, impulsionada principalmente pelo setor agrícola.
A receita líquida de vendas cresceu 9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, atingindo quase R$ 25 bilhões.
As vendas no mercado interno avançaram 6,8%, enquanto as exportações tiveram alta de 1,4%, segundo dados divulgados há pouco pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).
Entre janeiro e abril, as exportações de máquinas brasileiras registraram mudanças em seus principais destinos.
Embora os Estados Unidos, maior comprador do setor, tenham reduzido suas importações em 22,4%, outros mercados como Argentina e China apresentaram forte crescimento.
A Argentina aumentou suas compras em 48,8%, principalmente de máquinas agrícolas e para construção civil.
Já a China mais que dobrou suas importações, com alta de 107,5%, tornando-se o oitavo maior destino das exportações brasileiras.
O setor também teve avanço na geração de empregos, com 422 mil colaboradores em abril, aumento de 2,5% em relação a março. Na comparação anual, foram criados mais de 33 mil empregos, o nono crescimento consecutivo.
E, novamente as máquinas agrícolas contribuíram com esse crescimento, ampliando sua força de trabalho em 7,5%,
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp