Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Após ligação entre Lula e Trump, Brasil terá reunião na próxima semana para negociar tarifaço

Reunião do ministro da Indústria, Márcio Elias Rosa, com representante americano deve ser na próxima segunda-feira (31)

R7 Planalto|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília, e Caroline Aguiar, da RECORD Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Reunião entre o ministro do MDIC, Márcio Elias Rosa, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, ocorrerá na próxima semana.
  • O encontro visa negociar o fim das tarifas impostas pelos EUA após ligação entre Lula e Trump.
  • Os EUA aplicaram tarifas que podem chegar a 37,5% sobre produtos brasileiros, alegando desmatamento e trabalho forçado.
  • Lula destacou que Trump é melhor no diálogo do que seus assessores, criticando ações do segundo escalão dos EUA.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ministro Márcio Elias Rosa será responsável por diálogo com EUA Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil - arquivo

O ministro do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Márcio Elias Rosa, terá uma reunião com o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, na próxima semana. A informação foi confirmada ao R7 Planalto pela equipe do governo brasileiro. O encontro deve acontecer na segunda-feira (31).

O avanço das negociações pelo fim das tarifas ocorre após a ligação por telefone entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. No encontro, que deve ser virtual, o Brasil vai tentar ampliar a lista de produtos isentos às tarifas.


Na última sexta-feira (21), Lula conversou com Trump por telefone por cerca de 1 hora e 20 minutos e disse que questionou as razões apresentadas pelos EUA para impor um novo tarifaço ao Brasil.

No mês passado, os EUA decidiram aplicar duas taxas contra produtos do Brasil que, somadas, podem chegar a 37,5%. Uma das tarifas é de 25% e foi instituída sob a alegação, entre outros pontos, de aumento no desmatamento. A outra, de 12,5%, foi criada pela suposta falha do Brasil em combater o trabalho forçado.


Relação com Trump

Em entrevista à RECORD, ao falar sobre relação com o presidente americano, Lula disse que Trump é melhor no diálogo que seus assessores.

“Eu não sei se é o governo americano, se é o Trump ou se é a assessoria do Trump. Eu, às vezes, tenho a impressão de que o Trump é bem melhor na relação política do que a assessoria”, disse.


“Eu disse para ele: ‘Não é possível. Nós conversamos, tudo vai bem’. A minha conversa com o Trump é muito civilizada, é muito respeitosa, tanto da minha parte quanto da parte dele. Mas, depois, o segundo escalão toma atitudes que são impensáveis. Aí nós não podemos aceitar intromissão de um país, quem quer que seja, na coisa do Brasil”, acrescentou.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.