Logo R7.com
RecordPlus

'O lugar do autista é onde ele quer estar', diz presidente da ABADS no 'Mulheres Positivas'

Programa de quinta-feira (11) entrevista Rose Amorim, presidente da ABADS, e Marcia Rocha, relações institucionais da instituição; veja na íntegra

Mulheres Positivas|Do R7

  • Google News

O Mulheres Positivas de quinta-feira (12) recebe Rose Amorim, presidente da ABADS (Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social), e Márcia Rocha, responsável pelas relações institucionais da ABADS


A associação é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que oferece apoio a pessoas com deficiência intelectual

Rose comenta que aderiu ao movimento em 2001, através do convite de uma amiga. “Cheguei lá me voluntariando, me apaixonei pelo trabalho, por tudo que a ABADS realiza para as famílias e para as pessoas com deficiência intelectual e autismo, e nunca mais saí de lá”, diz a presidente. 

A entrevistada explica que o TEA (transtorno do espectro autista) possui diversos níveis de necessidade de cuidado. No nível 3, o mais elevado, está representada uma pessoa com diversas necessidades de apoio para realizar atividades como alimentação, higiene pessoal e desenvolvimento. 

Essas dificuldades, especialmente em crianças, podem ocasionar o rompimento do núcleo familiar, segundo Rose. “A gente costuma dizer que o lugar do autista é onde ele quer estar, onde ele pode estar, e a gente luta para isso”, declara Rose. 

Para ela, a instituição fornece apoio inclusive para capacitação profissional dos atendidos pela ABADS, além de oferecer alimentação, serviços de fisioterapia e farmácia para melhor auxiliar os beneficiados. 

Ela enfatiza o papel do psicólogo consultor do emprego apoiado. Nessa terapia, o jovem é analisado para descobrir seu potencial no mercado de trabalho e, se possível, fazer uma ponte com empresas. Dessa forma, o jovem com deficiência intelectual consegue adquirir maior autonomia. 

“As pessoas querem se divertir. Elas querem ir ao parque, ao restaurante; não querem apenas se tratar, se cuidar, estudar e fazer terapias. Elas querem viver, trabalhar, sonhar, viajar — e têm esse direito”, pontua Rose. 

O Mulheres Positivas vai ao ar na RECORD NEWS toda quinta-feira, às 22h30.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.