Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chuva deixa Rio em estágio de atenção e causa alagamentos

Previsão para esta quinta-feira (8) é de chuva forte a moderada. Prefeitura pede que população evite áreas sujeitas a enchentes ou deslizamentos

Rio de Janeiro|Agência Brasil

Chuva causou alagamentos
Chuva causou alagamentos Chuva causou alagamentos

O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 21h15 desta quarta-feira (7) após um temporal atingir a cidade. A chuva forte provocou alagamentos em vários bairros e foi precedida de ventania.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, a previsão para esta quinta-feira (8) é de chuva moderada a forte na capital carioca. Pontos isolados podem ser atingidos com maior intensidade. 

Meteorologista explica o que é sensação térmica

Leia também

Ações preventivas

Publicidade

A prefeitura do Rio orienta a população a tomar cuidados, como permanecer em locais seguros e evitar áreas sujeitas a alagamentos ou deslizamentos.

Os moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros: o acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal e informados pelo número 199.

Publicidade

A prefeitura também pede que os moradores não coloquem lixo para recolhimento nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o material e entupir bueiros e galerias de águas pluviais.

Frente fria

Publicidade

A meteorologista do Alerta Rio, Cristiane Nascimento, explica que o tempo para os próximos dias será influenciado pela passagem de uma frente fria pelo oceano, que causará instabilidade na região. “Após essa passagem ventos úmidos vindos do oceano vão entrar no continente, com ventos moderados a fortes, que poderão alcançar os 70 km/h", disse.

De acordo com o Alerta de Cheias, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), o rio que corta o distrito de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, está em estágio de atenção. Os demais rios da região permanecem em estágio de vigilância.

A chuva também atingiu à região serrana. Os rios Bengala, Cônego e Córrego Dantas, em Nova Friburgo, estão em estágio de atenção e podem chegar aos rios das cidades de Teresópolis e Petrópolis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.