Bruno Covas afirma que ainda pretende mudar Ceagesp de lugar
Segundo prefeito de SP, entreposto fica abaixo do nível do rio Pinheiros, por isso alaga. A transferência da Ceagesp de endereço é promessa antiga
São Paulo|Do R7
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, afirmou em entrevista a Record TV que a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) tem que mudar de endereço. Segundo ele, o entreposto é uma construção antiga, que fica abaixo do Pinheiros, por isso sempre alaga quando há transbordamento do rio. "Não há mais condições de a gente ter um entreposto naquele lugar. Há tempos que a prefeitura, governo do estado e federal discutem isso", ressaltou Covas.
Na manhã desta terça-feira (11) comerciantes descartaram alimentos estragados na inundação da Ceagesp após as fortes chuvas que atingiram a cidade. Estão canceladas a feira de flores e a de pescado, que ocorre na madrugada. O nível de água baixou e as equipes fazem a limpeza e manutenção dos boxes.
Em entrevista, o prefeito garantiu que foram gastos em 2019 R$ 681 milhões para prevenir enchentes, o que, segundo ele, equivale a 85% do previsto. Ele justificou que "só não gastou 100% porque algumas obras não ficaram prontas". Covas lembrou ainda que entregou 8 piscinões e prometeu a entrega de mais 5.
Sobre o caos na capital nesta segunda-feira (10), Covas destacou que a chuva foi atípica: "no período de 3 horas, alguns lugares da cidade receberam metade da chuva esperada para o mês de fevereiro". Segundo o prefeito, 20 mil funcionários foram para as ruas para devolver a cidade à normalidade.
De acordo com Covas, a limpeza de córregos foi feita, mas os rios Tietê e Pinheiros não deram conta da enorme quantidade de água e transbordaram, por isso a maioria dos pontos de alagamento ficou concentrado nas marginais. Segundo ele, muitas construções também estão em áreas de várzea do rio.
A prefeitura estima que 10 mil famílias estejam em áreas de risco e precisariam ser removidas. Segundo ele, 180 famílias estão desabrigadas após o temporal. Covas garante que as pessoas cadastradas no SP Mais Segura ou no sms da prefeitura foram alertadas sobre os riscos das chuvas na madrugada.
O prefeito lembrou também que o cidadão que teve perdas por causa das chuvas pode solicitar a isenção do IPTU para o ano que vem. Para isso, é preciso ir até a subprefeitura ou procurar o Descomplica.