Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa prioriza análise de kit para diagnóstico de zika

Atualmente só laboratórios públicos fazem este exame e a capacidade deles é baixa

Saúde|Da Agência Brasil

Análise do primeiro kit deve ser concluída nos próximos dez dias
Análise do primeiro kit deve ser concluída nos próximos dez dias Análise do primeiro kit deve ser concluída nos próximos dez dias

A Anvisa (Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta sexta-feira (15) que deve concluir nos próximos dez dias a análise do primeiro kit comercial de diagnóstico do vírus zika. Em nota, a agência reguladora informou que a análise é prioridade.

Atualmente só laboratórios públicos fazem este exame e a capacidade deles é baixa. Em média, essas unidades fazem cerca de 80 exames mensalmente em todo o país. Para o monitoramento do zika, o Ministério da Saúde usa a vigilância sentinela. Isso significa que a circulação do vírus em uma região é confirmada em algumas amostras, por meio de teste laboratorial e depois os outros casos tem diagnóstico com exame clínico, baseado nos sintomas. 

De acordo com o Protocolo de Vigilância e Resposta à Ocorrência de Microcefalia relacionada à Infecção pelo zika, cada secretaria de Estado estabelece, de acordo com sua estrutura, o público preferencial para passar pelo exame laboratorial. 

Estudo aponta possível relação entre zika e outra má-formação

Publicidade

Brasil registra 1,6 milhão de casos de dengue em 2015; 863 pessoas morreram

A Anvisa também está priorizando a análise de outros cinco kits de diagnóstico: dois para arboviroses em geral, onde estão incluídos zika, dengue e chikungunya, dois para dengue e um para chikungunya. A previsão é que todas as análises sejam concluídas em até dez dias.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.