Saúde Campanha do Dia Mundial do Rim terá palestra e teste gratuitos em SP

Campanha do Dia Mundial do Rim terá palestra e teste gratuitos em SP

Hospital do Servidor Público Municipal vai promover campanha na quinta-feira (14). Doenças renais afetam 12 milhões de pessoas no Brasil

Dia Mundial do Rim

Campanha vai orientar população sobre doenças renais

Campanha vai orientar população sobre doenças renais

Eduardo Ogata/Divulgação Prefeitura de São Paulo

As doenças renais, resultado de diferentes causas, afetam aproximadamente 850 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a organização Word Kdiney Day, apoiada pelas Federações e Sociedades Internacionais de Nefrologia.

Hipertensão na adolescência dobra risco de doença renal na vida adulta

A DRC (Doença Renal Crônica) é a 6ª causa de morte de maior crescimento no mundo. A progressão do quadro clínico é lenta e silenciosa. No Brasil, estima-se que 12 milhões de pessoas tenham alguma doença renal - índice com crescimento de 8% ao ano de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Pedra no rim pode ser 'ponta do iceberg' de outros problemas

Por isso, na quinta-feira (14) na Semana Mundial de Atenção à Doença Renal Crônica, especialistas conversam com o público sobre a importância de medidas de prevenção.

Em São Paulo, o Hospital do Servidor Municipal apresenta palestras e faz teste gratuito para rastreamento de doença renal. São oferecidas 200 vagas. Para participar, tanto das palestras quanto do testes, é necessária inscrição antecipada.

"A campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de medidas de prevenção, bem como fazer testes de rastreamento da doença renal", afirma a especialista Mary Carla Esteve Diz, diretora do departamento de Nefrologia do Hospital do Servidor Municipal.

As doenças renais, crônica e aguda, contribuem também o aumento da morbidade e mortalidade de outras doenças e são fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade, como também infecções como HIV, malária, tuberculose e hepatite.

Para se prevenir e garantir a saúde renal, a médica Mary Diz indica algumas medidas:

- Hábitos saudáveis: consumir água em boas condições de potabilidade, fazer exercícios físicos, ter uma dieta saudável (com pouco sódio e gordura), controle de tabagismo e da obesidade;

- Realizar exames para diagnóstico precoce de doenças renais, como exame de sangue para creatinina e a análise da urina;

- Controle dos pacientes, já diagnosticados, de índices como pressão arterial e colesterol, além de adesão ao tratamento prescrito - medidas que podem diminuir a progressão da doença.

Serviço:

Saúde do Rim para Todos, no Hospital do Servidor Público Municipal

Dia: 14 de março, das 12h às 17h30

Para participar, é necessária inscrição prévia pelo telefone (11) 3397-8050, das 9h às 18h.

Programação:

Testes para rastreamento de doenças renais, aferição de glicemia capilar, proteína na urina, circunferência abdominal, aferição de pressão arterial, peso/altura e avaliação de risco cardiovascular e palestras com especialistas.

Endereço:

Anfiteatro do Hospital do Servidor Municipal - Rua Castro Alves, 60, Aclimação.