Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cortar o freio da língua dos bebês vira moda em vários países, mas levanta polêmica

Pais alegam que procedimento facilita amamentação; associações médicas discordam

Saúde|

Moda começou nos Estados Unidos e se espalhou para outros países
Moda começou nos Estados Unidos e se espalhou para outros países Moda começou nos Estados Unidos e se espalhou para outros países

O gesto dura um segundo e é feito com um bisturi ou com um laser. O objetivo, cortar o freio, ou frênulo, situado na parte inferior da língua do bebê, supostamente para facilitar a amamentação.

Cada vez mais, pais pedem essa operação para seus filhos, uma medida que os médicos consideram ineficaz. 

"Cabe se perguntar sobre o aumento vertiginoso a frenotomia lingual na França e em todo o mundo" nos bebês, alertou no final de abril a Academia de Medicina francesa. 

Ao cortar esse diminuto apêndice debaixo da língua, teoricamente o recém-nascido pode mamar com mais facilidade. 

Continua após a publicidade

Na realidade, porém, é "um gesto agressivo e potencialmente perigoso para os recém-nascidos ou para os bebês", insiste a Academia de Medicina.

A moda "começou provavelmente nos Estados Unidos e no Canadá e logo se estendeu", assegura à AFP Virginie Rigourd, pediatra do hospital Necker em Paris, especializada na atenção às crianças. 

Continua após a publicidade

Na Austrália, o número de frenotomias quintuplicou nos últimos dez anos. 

Segundo a doutora Rigourd, esse tipo de operação já é realizado por dois tipos de especialistas, sem um título propriamente dito: os osteopatas e os conselheiros de maternidade. 

Continua após a publicidade

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda oficialmente a lactância materna e alguns pais levam esse conselho ao pé da letra. 

A lactância pode ser dolorosa para as mães, durante longos meses. 

"Há um retorno à lactância, [mas] falta pessoal bem formado, assim há um recrudescimento dos problemas", adverte Virginie Rigourd. 

Porém, os especialistas que realizam essas operações também apresentam outras supostas vantagens aos inexperientes pais: evitar problemas de fala ou aparentes problemas digestivos. 

A frenotomia é uma resposta simples a esses problemas.

"Deixar esse frênulo restritivo põe em perigo a lactância e a saúde, tanto dos bebês como das mães", diz o site de uma consultora em amamentação, que propõe uma formação online por cem euros.

"Não há nenhum estudo que tenha demonstrado que a frenotomia lingual permita uma melhor lactância a longo prazo", adverte um comunicado de uma organização independente, Cochrane, que assegura que conta com mais de 28 mil voluntários que recolhem informações médicas em todo o mundo. 

Ainda mais inquietante é o fato de que alguns pais se deixem convencer da utilidade dessa pequena amputação, apesar do recém-nascido parecer perfeitamente capaz de mamar por conta própria. 

É o caso de Léa, uma mãe que consultou uma osteopata em Paris após o nascimento de seu filho em 2018, para um simples check-up médico. 

A osteopata lhe sugeriu praticar essa incisão para cortar um frênulo que considerava "muito grosso". 

"Parecia algo preventivo", recorda Léa, que ao final optou por não realizar a operação, mas entende que outros pais mais apreensivos possam cair na tentação. 

"Sempre pensamos em dar tudo de melhor para nosso filho, e se te dizem que tem que cortar o frênulo, mesmo se não há uma razão para isso, você faz", explica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.