Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em caso sem explicação médica, adolescente volta à vida após passar duas horas morto 

Sammy Berko, de 16 anos, teve uma parada cardíaca; ele foi diagnosticado posteriormente com uma doença rara no coração

Saúde|Do R7

Sammy Berko teve uma parada cardíaca enquanto escalava uma parede no ginásio
Sammy Berko teve uma parada cardíaca enquanto escalava uma parede no ginásio Sammy Berko teve uma parada cardíaca enquanto escalava uma parede no ginásio

No dia 7 de janeiro deste ano, Sammy Berko, de 16 anos, teve uma parada cardíaca e morreu logo após ter chegado ao topo de uma parede de escalada, no que deveria ser um dia de brincadeiras no ginásio da escola. O adolescente, no entanto, voltou à vida depois de duas horas — acontecimento sem explicação médica.

"Ele escalou até o topo da parede, tocou a campainha, como nos disseram, e então seu corpo ficou mole e parecia que ele estava brincando ou desmaiado. Eles não tinham certeza e, quando perceberam que ele não respondia, eles o baixaram lentamente", contou Jennifer Berko, mãe de Sammy, ao canal de TV americano Fox 26.

Quando os funcionários do local perceberam que não se tratava de uma brincadeira de mau gosto, começaram a fazer RCP (reanimação cardiopulmonar) no adolescente. Posteriormente, no Texas Children's Medical Center de Houston, paramédicos e médicos se revezaram na manobra por duas horas, até que Sammy foi declarado morto.

"Eles olharam para nós e disseram: 'Sinto muito, mas ele se foi'", lembra a mãe dele, Jennifer.

Publicidade

Os pais, que ainda sofriam com a perda do irmão mais velho de Sammy, Frankie Berko, três anos antes, foram então se despedir do filho mais novo.

"Comecei a conversar com ele apenas dizendo quanto o amo e lamentando não saber como salvá-lo. De repente, quando comecei a orar, meu marido disse: 'Meu Deus, ele está mudando'", relata Jennifer.

Publicidade

Nesse momento, a equipe médica voltou imediatamente a prestar socorro ao garoto.

"São profissionais que fizeram isso a vida toda, que já viram o pior do pior. Cada um deles depois veio até nós e disse que nunca tinha visto nada assim antes", afirma a mãe.

Publicidade

Para os pais, a sensação de ver o batimento cardíaco de Sammy voltar foi indescritível. "Não há palavras. Nós apenas ficamos lá. Quer dizer, grato é o maior eufemismo de saber que ele pôde fazer isso", diz Jennifer.

O que foi chamado de "literalmente um milagre" pelos médicos ainda continuaria surpreendendo a todos. Esperava-se que Sammy tivesse graves lesões no cérebro, em razão do tempo sem oxigênio, porém ele teve apenas perda de memória a curto prazo por algumas semanas e perda de sensibilidade nas pernas (lesão isquêmica da coluna).

"Não me lembro de nada sobre o dia em que isso aconteceu. A última coisa que me lembro é que na noite anterior tínhamos que assinar renúncias online [para a academia de escalada], e então eu acordei", disse o adolescente.

O garoto perguntava constantemente aos pais o que havia acontecido, onde ele estava e o porquê, como tudo ocorreu e o motivo de ele não conseguir sentir as pernas.

"Continuamos a contar a história tantas vezes que acabamos escrevendo e entregamos a ele em um pedaço de papel. Toda vez que ele perguntava, apenas apontávamos para a peça de papel. Ele fazia todas as vezes, na mesma ordem, exatamente as mesmas perguntas, a cada dois minutos", conta Craig Berko, pai de Sammy.

Sammy durante a musicoterapia
Sammy durante a musicoterapia Sammy durante a musicoterapia

Atualmente, depois de um mês internado, Sammy está fazendo tratamentos de reabilitação para recuperar a força das pernas. Esses esforços envolvem tarefas simples, como vestir roupas e tocar instrumentos, mas ele está progredindo.

"Eu sabia que seria uma experiência estranha e louca aprender a andar de novo e trabalhar força sem usar as pernas para conseguir me equilibrar. Tem sido uma experiência incrível aqui, na verdade, percebi que estou melhor todos os dias! Estou fazendo algo novo todos os dias", afirma Sammy.

Para Stacey Hall, diretora médica do Programa de Reabilitação Pediátrica no TIRR Memorial Hermann (hospital de reabilitação dos EUA), não há explicação científica para o quadro do adolescente.

"Nós vemos crianças o tempo todo aqui que fizeram RCP, mas, com RCP muito prolongada, normalmente vemos lesões cerebrais anóxicas globais muito graves. Então, para mim, ele é um verdadeiro milagre", alega.

Leia também

Em meio ao susto, a família recebeu uma resposta a todos esses momentos ruins por que estavam passando. Sammy e a sua mãe foram diagnosticados com uma doença genética rara que afeta o coração: taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica (CPVT, na sigla em inglês).

Essa condição foi o motivo não só da parada cardíaca de Sammy, mas também da morte do irmão mais velho, Frankie, aos 16 anos. Ele estava passando por fortes convulsões, que desencadearam múltiplas lesões cerebrais. Até chegar o momento em que ele teve sua última convulsão.

Sammy está, aos poucos, voltando à possível normalidade
Sammy está, aos poucos, voltando à possível normalidade Sammy está, aos poucos, voltando à possível normalidade

"O teste voltou, e meu marido foi liberado, mas meus dois filhos e eu temos uma mutação genética que aparentemente começou comigo. Eu nunca soube que tivesse isso", diz Jennifer.

Sammy passou por um procedimento para amenizar a doença e, agora, ele e sua mãe tomarão medicamentos pelo resto da vida para prevenir paradas cardíacas — embora Jennifer nunca tenha tido uma.

Os pais do jovem estão adaptando a casa às suas novas necessidades, enquanto lutam para que testes genéticos estejam disponíveis às famílias, logo após o nascimento do bebê, para prevenir diagnósticos tardios como os deles.

Cansado o tempo todo? Saiba se você está ingerindo essas vitaminas e minerais importantes

" gallery_id="643d519d43527ffdd1000512" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/em-caso-sem-explicacao-medica-adolescente-volta-a-vida-apos-passar-duas-horas-morto-19042023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.