Logo R7.com
RecordPlus

Mais Médicos: MPF investiga troca de profissionais brasileiros por estrangeiros na BA

Segundo denúncia do sindicato, médicos de duas cidades foram substituídos

Saúde|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Mais de 3.000 médicos já trabalham pelo Mais Médicos no Brasil
Mais de 3.000 médicos já trabalham pelo Mais Médicos no Brasil

O MPF-BA (Ministério Público Federal na Bahia) instaurou dois procedimentos preparatórios para apurar representação feita pelo Sindimed/BA (Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia). De acordo com o sindicato, médicos das cidades de Caldeirão Grande e Seabra foram demitidos e substituídos por integrantes estrangeiros do programa Mais Médicos, do governo federal. Os casos são apurados pelas unidades do MPF em Irecê e Campo Formoso.

Segundo o procurador da República Samir Nachef, responsável pela instauração dos procedimentos, o MPF busca informações para averiguar se as supostas substituições resultam do interesse dos municípios em diminuir custos na área da saúde, já que o programa é mantido com verbas federais, enquanto os médicos brasileiros eram pagos com recursos das prefeituras.


O procurador ressalta que o objetivo do Mais Médicos é ampliar a oferta de serviços de saúde à população, conforme a art. 1º da Lei 12.871/2013, e não substituir médicos já contratados e diminuir os custos dos municípios.

Governo envia mais 47 profissionais do Mais Médicos para aldeias indígenas


Com pouco mais de R$ 800, cubana do Mais Médicos diz que tem “vida muito modesta" no Brasil

Segundo as portarias que instauram os procedimentos, o Ministério da Saúde e as prefeituras de ambos os municípios foram oficiados a prestar informações acerca dos fatos narrados na representação do Sindimed/BA. Caso fiquem confirmadas as irregularidades, o MPF deverá adotar as medidas judiciais cabíveis.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.