Metade dos brasileiros não pratica atividade física regularmente
Estudo mostra associação evidente entre a prática de exercícios e o adoecimento. Para 94%, profissional saudável é mais produtivo
Saúde|Do R7
A prática regular de atividades físicas não faz parte da rotina da maioria (52%) dos brasileiros, mostra um estudo divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Sesi (Serviço Social da Indústria). Entre os que praticam atividades físicas, 22% se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% cerca de duas vezes por semana.
De acordo com o Sesi, a pesquisa evidencia a associação entre prática de atividade física e adoecimento. Dos que praticam exercícios físicos com frequência, 72% não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Já 42% dos adeptos do sedentarismo alegam transtornos com a vitalidade.
Quando questionados sobre o estado de saúde individual comparado com alguém da mesma idade e sexo, quase sete de cada dez brasileiros (67%) avaliam como “muito bom” e “bom”. Outros 26% avaliaram como "regular", e 6% como "ruim" e "muito ruim".
Quando questionados sobre todos os aspectos que envolvem a saúde (físico, mental e social), o percentual de quem avaliou o estado de saúde como muito bom e bom cai 5 pontos percentuais, para 63%.
Apesar de a maioria não se exercitar com frequência, 94% dos brasileiros concordam que um profissional saudável é mais produtivo no trabalho. A pesquisa também revelou que 12% dos entrevistados têm o hábito de realizar consultas regulares com psicólogo.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A frequência da prática de atividades físicas é um dos itens do levantamento, que abordou os hábitos relacionados à saúde, a qualidade do atendimento e dos serviços de saúde, a relação entre saúde e trabalho e o perfil de uso dos serviços.
O levantamento foi realizado pelo Instituto FSB Pesquisa entre os dias 10 e 14 de março de 2023. No estudo foram entrevistados 2.021 cidadãos com mais de 16 anos em todos os estados do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Folhas verdes, frutas cítricas e leguminosas: saiba quais alimentos fortalecem o sistema imunológico