Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Movimento antivacina, ebola e obesidade são desafios, diz OMS

Órgão da ONU estabeleceu nesta segunda-feira (14) as metas da saúde a serem atingidas até 2023; resistência de pais vacinarem filhos está entre elas

Saúde|

O combate à obesidade é um dos principais desafios de 2019 para a OMS
O combate à obesidade é um dos principais desafios de 2019 para a OMS O combate à obesidade é um dos principais desafios de 2019 para a OMS

Os movimentos antivacinação, o crescimento dos índices de obesidade em todo o mundo e a luta contra doenças como o ebola são alguns dos dez grandes desafios apontados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) dentro de um plano estratégico anunciado na segunda-feira (14).

O plano, que estabelece metas a serem cumpridas até 2023, estabelece como alvo 3 bilhões de pessoas: garantir que 1 bilhão de pessoas mais tenham acesso a sistemas universais de saúde; 1 bilhão estejam mais protegidas de emergências sanitárias; e que mais 1 bilhão tenham melhor saúde e bem-estar.

Leia também: Sair da obesidade com exercícios e dieta é possível, mas exige paciência

Um dos dez desafios citados pela OMS para 2019 é lidar com a resistência de alguns pais a vacinar os filhos. A falta de imunização é vista pela organização como responsável pelo aumento global de 30% nos casos de sarampo e o ressurgimento desta e outras doenças em regiões onde elas estavam praticamente erradicadas.

Publicidade

Outra frente é a luta contra doenças não contagiosas, como diabetes, câncer e problemas cardíacos, responsáveis por 70% das mortes do mundo. Segundo a OMS, a situação tem origem no consumo de tabaco e álcool, inatividade física, dietas pouco saudáveis e a poluição.

A OMS se comprometeu a trabalhar com diferentes governos para atingir a meta global de diminuir a inatividade física da população mundial em 15% até 2030.

Publicidade

Saiba mais: Obesidade atinge um em cada cinco adultos no Brasil

Além disso, o órgão afirmou que a poluição atmosférica é o "maior risco" do meio ambiente à saúde, matando todos os anos, de forma prematura, 7 milhões de pessoas por doenças pulmonares, cardíacas ou por algum tipo de câncer.

Publicidade

A permanente ameaça de uma pandemia de gripe, o aumento da resistência microbiana a antivirais, antibióticos e outros remédios, o atual surto de ebola na República Democrática do Congo e o crescimento de casos de dengue na Índia são outros temas considerados como chave pela OMS para o ano.

Leia também: Comunidade antivacina está por trás do maior surto de catapora em décadas em Estado americano

Outro foco é a luta contra a Aids. Apesar dos avanços no combate à doença graças ao uso de antirretrovirais, o vírus do HIV ainda segue matando 1 milhão de pessoas por ano.

Não consegue emagrecer? Descubra o que pode estar impedindo: 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.