Pesquisa mostra que mais de 30% dos jovens admitem dirigir após beber
Levantamento da Unifesp foi divulgado nesta quarta-feira (26)
Saúde|Fabiana Grillo, do R7
Apesar as leis mais duras, mais de 30% dos jovens admitem dirigir após beber. O dado é do II Lenad (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas) realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e divulgado nesta quarta-feira (26).
Dirigir alcoolizado é um dos comportamentos que são associados ao consumo de álcool e quase 35% dos rapazes com carta de motorista admitiram já ter dirigido alcoolizado pelo menos uma vez no último ano. A prática é menos frequente entre o público feminino (4%). No entanto, quase um quarto das meninas já foi passageiro de veículo em que o motorista estava embriagado, o que também caracteriza um risco.
A pesquisa foi realizada com 1.742 jovens de 14 anos a 25 anos de 149 municípios do Brasil.
Remédio usado para “enganar” o bafômetro é vendido sem receita
Violência urbana
Sobre a violência urbana, o Lenad constatou que 6% dos jovens já se envolveram em brigas, sendo mais comum entre homens (7,6%), e uma prevalência similar já sofreu pelo menos um assalto no último ano.
O uso de substâncias ilícitas e beber de forma abusiva estão altamente associados com a violência urbana e, segundo a pesquisa, independe de fatores sócio-demográficos como gênero, educação, renda e estado civil.