Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pneumonia misteriosa lota hospitais infantis na China e acende alerta de nova epidemia

Crianças não apresentam tosse, mas desenvolveram febre e nódulos pulmonares, relatou morador de Pequim

Saúde|Do R7

Muitas escolas de Pequim e Liaoning já estão cancelando as aulas
Muitas escolas de Pequim e Liaoning já estão cancelando as aulas Muitas escolas de Pequim e Liaoning já estão cancelando as aulas

O ProMed (Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes) emitiu um relatório na noite desta terça-feira (21) sobre um surto de pneumonia misteriosa que está sobrecarregando hospitais infantis em algumas cidades da China, inclusive na capital, Pequim, levantando o alerta de uma nova epidemia.

"Este relatório sugere um surto generalizado de uma doença respiratória não diagnosticada em várias áreas na China, já que Pequim e Liaoning estão a quase 800 km de distância. Não está claro quando esse surto começou, pois seria incomum tantas crianças serem afetadas tão rapidamente. O relatório não menciona que adultos foram afetados, sugerindo alguma exposição nas escolas. O ProMed aguarda informações mais definitivas sobre a etiologia e a extensão dessa preocupante doença na China", diz o documento.

A FTV News, uma emissora de Taiwan, ouviu um morador de Pequim, cidade onde um hospital infantil estava superlotado na manhã de ontem.

"Muitos, muitos estão hospitalizados. Eles não tossem e não apresentam sintomas. Eles apenas têm temperatura alta [febre] e muitos desenvolvem nódulos pulmonares", informou o cidadão, identificado apenas como Wei.

Continua após a publicidade

Outro residente da capital chinesa afirmou que os pais não estão autorizados a reportar os casos às escolas. Se as crianças tiverem algum sintoma, como febre, resfriado e tosse, são internadas imediatamente. 

A situação também é preocupante no hospital infantil de Dalian, na província de Liaoning, onde havia dezenas de crianças que estavam recebendo medicação intravenosa.

Continua após a publicidade

"Os pacientes têm que esperar na fila por duas horas", relatou um funcionário do local também à emissora de Taiwan.

Muitas escolas nessas localidades já cancelaram as aulas, e outras estão cogitando suspendê-las temporariamente.

Continua após a publicidade

Até o momento, nem a Comissão Nacional de Saúde nem o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China emitiram um posicionamento sobre o surto.

Além do Marburg: conheça outros vírus que causam hemorragias fatais

" gallery_id="62deffb9ca90845b1c00044a" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/pneumonia-misteriosa-lota-hospitais-infantis-na-china-e-acende-alerta-de-nova-epidemia-23112023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.