Vacinação contra HPV alcança 63% da meta
Mais de 2,6 milhões de meninas foram vacinadas, de acordo com Ministério da Saúde
Saúde|Kamilla Dourado, do R7 em Brasília

A campanha de vacinação contra o HPV vacinou 2,6 milhões de meninas de 11 a 13 anos em todo País até o momento, 63% do público alvo, segundo o ministro da saúde, Arthur Chioro. A meta é vacinar 80% das meninas nessa faixa etária, cerca de 5,2 milhões de adolescentes até a próxima quinta-feira (10), quando termina a campanha.
O ministro da Saúde avaliou o número positivamente.
— Vamos ainda continuar intensificando, essa é a resposta da população, uma boa resposta, mesmo uma vacina nova, numa faixa etária que não é usual.
Mesmo após o fim da campanha, a vacina continuará disponível nos cerca de 36 mil postos de saúde de todo País.
Meninas podem tomar vacina contra HPV sem autorização dos pais
O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.
Vacina contra o HPV também previne câncer de ânus
O Ministério da Saúde recomenda que a primeira dose seja aplicada nas escolas públicas e privadas que aderiram à estratégia. A segunda dose será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, será tomada cinco anos após a primeira dose.














