Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vermífugo é remédio sigiloso que governo vai testar contra covid-19

A Nitazoxanida, que custa em média R$ 25,  é popular no uso contra parasitas e vermes até mesmo em crianças e virou esperança contra a covid-19

Saúde|Márcio Neves, do R7

Testes com pacientes serão feitos para avaliar eficácia de medicamento
Testes com pacientes serão feitos para avaliar eficácia de medicamento Testes com pacientes serão feitos para avaliar eficácia de medicamento

A Nitazoxanida, medicamento utilizado principalmente contra vermes e parasitas em crianças, é o medicamento sigiloso anunciado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e que teria apresentado um bom desempenho contra o vírus SARS-COV-2, causador da covid-19. A pesquisa foi feita em laborátorio e agora o remédio será testado em humanos nas próximas semanas.

Leia mais: o que apontam os estudos com cloroquina e outros possíveis remédios

A reportagem do R7 teve acesso ao Projeto de Pesquisa registrado no Ministério da Ciência e Tecnologia que revela que o medicamento será aplicada para um grupo de pacientes, três vezes ao dia, durante cinco dias, e que terão todas as suas reações e desenvolvimentos clínicos registrados e comparados com um grupo que não consumiu o medicamento.

A Nitazoxanida, que custa em média R$ 25 nas farmácias brasileiras e tem nome comercial de Annita, apesar de ser popular contra parasitas e vermes, também é usado por médicos no combate de algumas infecções virais no sistema digestivo.

Foi essa ação do medicamento que chamou a atenção dos pesquisadores. Eles fizeram testes com os componentes da formúla por simulação de computador e em células em laborátorio. Os estudos mostraram que o remédio desativaria certas atividades do complexo celular do vírus, o que pode reduzir os efeitos no organismo da pessoa infectada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.