Saúde Vermífugo é remédio sigiloso que governo vai testar contra covid-19

Vermífugo é remédio sigiloso que governo vai testar contra covid-19

A Nitazoxanida, que custa em média R$ 25,  é popular no uso contra parasitas e vermes até mesmo em crianças e virou esperança contra a covid-19

  • Saúde | Márcio Neves, do R7

Testes com pacientes serão feitos para avaliar eficácia de medicamento

Testes com pacientes serão feitos para avaliar eficácia de medicamento

Reprodução

A Nitazoxanida, medicamento utilizado principalmente contra vermes e parasitas em crianças, é o medicamento sigiloso anunciado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e que teria apresentado um bom desempenho contra o vírus SARS-COV-2, causador da covid-19. A pesquisa foi feita em laborátorio e agora o remédio será testado em humanos nas próximas semanas.

Leia mais: o que apontam os estudos com cloroquina e outros possíveis remédios

A reportagem do R7 teve acesso ao Projeto de Pesquisa registrado no Ministério da Ciência e Tecnologia que revela que o medicamento será aplicada para um grupo de pacientes, três vezes ao dia, durante cinco dias, e que terão todas as suas reações e desenvolvimentos clínicos registrados e comparados com um grupo que não consumiu o medicamento.

A Nitazoxanida, que custa em média R$ 25 nas farmácias brasileiras e tem nome comercial de Annita, apesar de ser popular contra parasitas e vermes, também é usado por médicos no combate de algumas infecções virais no sistema digestivo.

Foi essa ação do medicamento que chamou a atenção dos pesquisadores. Eles fizeram testes com os componentes da formúla por simulação de computador e em células em laborátorio. Os estudos mostraram que o remédio desativaria certas atividades do complexo celular do vírus, o que pode reduzir os efeitos no organismo da pessoa infectada.

Arte/R7

Últimas