Tecnologia e Ciência

Análise de cristais mostra que a Lua é 40 milhões de anos mais velha do que pensávamos

Amostras de rochas lunares usadas em estudo foram trazidas para a Terra por astronautas em 1972

Tecnologia e Ciência|Matheus Borges*, do R7

Cientistas analisaram cristais lunares recolhidos pelos astronautas da Apollo 17, em 1972, e descobriram que a Lua é cerca de 40 milhões de anos mais velha do que se pensava anteriormente.

O estudo, liderado por pesquisadores do Field Museum e da Universidade de Glasgow, mostrou que em vez de 4,425 bilhões de anos, o satélite natural da Terra tem por volta de 4,46 bilhões de anos.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Os pesquisadores utilizaram as instalações de tomografia por sonda atômica da Northwestern University para conseguir examinar as amostras de zircão, mineral usado na construção de reatores nucleares.

"Esse estudo é uma prova do imenso progresso tecnológico que fizemos desde 1972, quando a última missão tripulada à Lua regressou à Terra", declarou o coautor do estudo, Dieter Isheim, ao site EurekAlert.

A Lua é mais velha do que se pensava antes

As novas técnicas permitiram contar e estudar átomo por átomo e quantos deles sofreram decaimento radioativo, liberando prótons e nêutrons para se transformarem em diferentes elementos.

Vale o clique: Inteligência artificial 'imagina' como seriam animais robóticos espiões em miniatura

Com isso, os cientistas conseguiram determinar, baseados em quanto tempo leva esse processo, a idade de uma amostra, observando a proporção de átomos de urânio e chumbo.

Eles explicam que quando o sistema solar estava sendo formado, uma estrutura rochosa se desprendeu da Terra e formou a Lua. Assim, após o resfriamento do magma, surgiram os cristais de zircão.

Veja as primeiras fotos já feitas do polo sul da Lua, divulgadas pelas agência espacial indiana