Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Piscinas da morte' no fundo do mar podem revelar pistas sobre vida em outros planetas

Pesquisadores descobriram que lagos sem oxigênio no fundo do mar Vermelho podem explicar o surgimento da vida na Terra

Tecnologia e Ciência|Matheus Borges*, do R7

Pesquisadores da Universidade de Miami encontraram lagos de salmoura, chamados por eles de piscinas da morte, no fundo do mar Vermelho, enquanto patrulhavam a área com submarinos não tripulados. A região é conhecida por ser um dos ambientes mais extremos da Terra e acredita-se que tenha sido formada há milhões de anos.

Para os cientistas, os lagos subaquáticos podem revelar pistas sobre seres em outros planetas, devido ao fato de eles serem a possível explicação do surgimento dos oceanos e da vida aqui na Terra.

“Nossa descoberta de uma rica comunidade de micróbios que sobrevive em ambientes extremos pode ajudar a traçar os limites da vida na Terra e pode ser aplicada à busca de vida em outros lugares do nosso sistema solar e além”, afirmou o biólogo Sam Purkis em entrevista ao Live Science.

Lagos mortais foram encontrados dentro do mar Vermelho
Lagos mortais foram encontrados dentro do mar Vermelho Lagos mortais foram encontrados dentro do mar Vermelho

Além disso, eles também podem conter compostos de combate ao câncer, já que há presença de moléculas bioativas que foram previamente isoladas de micróbios. Mas, apesar de suas propriedades benéficas, as piscinas não contêm oxigênio algum, tornando-as extremamente perigosas.

Publicidade

Purkins completou dizendo que a descoberta foi feita nos últimos minutos de exploração, depois de mais de dez horas de mergulho.

*Sob supervisão de Odair Braz Jr.

O bizarro lago rosa cheio de sal que atrai gente de um continente inteiro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.